Tudo sobre abdominoplastia
Abdominoplastia

Tudo sobre abdominoplastia

abdominoplastia (Dermolipectomia abdominal) é a segunda cirurgia plástica mais procurada no mundo todo, segundo ISAPS – International Society of Aesthetic Plastic Surgery. E, devido estar diretamente relacionada à autoestima e satisfação pessoal com o próprio corpo, o procedimento vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Contudo, mesmo se tornando um procedimento bastante comum com o passar do tempo, ainda existem muitas pessoas que estão considerando realizar a abdominoplastia, mas que têm muitas dúvidas sobre a cirurgia, se ela é adequada para o caso ou, até mesmo, sobre a cicatrização e tempo de recuperação.

Pensando nisso, o Dr. Mário Farinazzo, especialista em cirurgias plásticas, incluindo a abdominoplastia, montou esse material de consulta, a fim de esclarecer as principais dúvidas que costuma receber em seu consultório. Para facilitar, as dúvidas foram separadas conforme as etapas do procedimento, sendo considerado os períodos de preparo para a cirurgia, durante a abdominoplastia e o pós-cirúrgico. Confira!

Antes da cirurgia

Como escolher o especialista em abdominoplastia?

Antes de se submeter à abdominoplastia, é fundamental pesquisar sobre os especialistas em procedimentos estéticos corporais, verificar as recomendações, avaliações e comentários de quem já realizou a cirurgia com eles. Busque por um cirurgião plástico que te passe segurança, seja atencioso desde a primeira consulta e, também, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o que garante mais confiança e credibilidade.

O mais importante é escolher um especialista em abdominoplastia que tenha uma boa formação e boas referências. Seja através de pesquisas na internet, rede sociais ou pela conversa com outros pacientes, tudo vale para saber sobre o atendimento e os resultados do profissional em questão. Claro que o preço deve ser levado em conta, mas desconfie de valores muito abaixo do mercado. Na consulta médica, o cirurgião precisa passar confiança e esclarecer muito bem todos os passos para a realização e recuperação da cirurgia. Procure realizar a cirurgia em hospitais e questione se qual será a equipe da sua cirurgia e se todos acompanharão o procedimento do início ao fim.

Como funciona a consulta para abdominoplastia?

A consulta para a abdominoplastia é agendada conforme a disponibilidade do cirurgião plástico e do paciente. Durante a consulta o especialista irá explicar detalhadamente o procedimento, esclarecendo todas as possíveis dúvidas. Além disso, é comum que ele solicite alguns exames para uma avaliação completa da saúde do paciente.

Na consulta, o médico conversa com o paciente para entender as expectativas em relação ao resultado, realiza a avaliação médica completa e explica todas as fases do processo para realizar o procedimento. Neste momento, o médico solicita exames pré-operatórios de acordo com a necessidade de cada paciente.

Como é realizada a avaliação médica para a abdominoplastia?

Na avaliação para a abdominoplastia, o cirurgião plástico irá analisar os exames solicitados anteriormente, além de avaliar, também, o biótipo do paciente e orientar como o procedimento será realizado.

Na avaliação médica o cirurgião procurará entender os motivos pelos quais a cirurgia está sendo buscada para indicar a melhor opção de tratamento. Muitas vezes, o paciente chega procurando um procedimento e  o cirurgião indica outro. Na conversa, é levantado o histórico de saúde que inclui doenças pré-existentes e cirurgias já realizadas. No exame físico, além d o peso e altura, observa-se o tipo de pele e sua flacidez, a presença de cicatrizes e a qualidade delas, a presença de hérnias e a integridade da musculatura da barriga. Então, de acordo com o risco de cada paciente, são solicitados exames pré-operatórios.

Quais exames são necessários antes da cirurgia?

Os exames exigidos pelo cirurgião plástico podem variar de acordo com o caso. De uma maneira geral, o especialista solicita:

  • Hemograma, sódio, potássio, ureia, creatinina, coagulograma e glicemia de jejum;
  • Eletrocardiograma;
  • Radiografia de tórax;
  • Ultrassonografia com doppler venoso de membros inferiores;
  • Ultrassonografia de parede abdominal para pesquisa de hérnias.

Em quais casos é mais indicada a cirurgia plástica do abdômen?

Apesar de estar ligada ao contorno corporal, a abdominoplastia não deve ser encarada como uma forma de emagrecimento ou tratamento para obesidade que substituiria uma alimentação ideal e prática de atividade física. Ao contrário do que se imagina, as pessoas indicadas para realizar a abdominoplastia devem encontrar-se, relativamente, em forma e isso vale tanto para pacientes homens quanto para mulheres.

A abdominoplastia não é uma cirurgia realizada para “emagrecer”.  Aliás, nada substitui bons hábitos alimentares e a prática regular de atividade física. A cirurgia no abdômen é indicada para pacientes que, mesmo estando dentro da faixa de peso ideal, apresentam flacidez de pele,  abaulamento na região da barriga e, no caso das mulheres, cintura mal definida.

A abdominoplastia é indicada para pessoas que apresentam flacidez na região abdominal, geralmente causada por múltiplas gestações, pessoas que passaram por um processo de emagrecimento rápido, como pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica, por exemplo, ou para quem possui tendência a acumular gordura na região abdominal por motivos genéticos.

As causas mais comuns dessas alterações do abdome são as gestações, principalmente múltiplas, grande perda de peso, incluindo os pacientes que foram submetidos à cirurgia de redução do estômago e as causas genéticas, pois muitos pacientes podem apresentar a pele mais flácida e um afastamento maior da musculatura do abdome mesmo sem fatores agravantes.

 É importante ressaltar que a Abdominoplastia pode ser indicada também para a correção de defeitos provenientes de hérnias ou cirurgias abdominais prévias.

Como devo me preparar para a cirurgia?

Após avaliar o paciente, esclarecer todas as dúvidas e considerá-lo apto para a abdominoplastia, o cirurgião plástico faz algumas recomendações que devem ser seguidas antes da cirurgia. Apesar de haver algumas orientações específicas para cada caso, os principais cuidados recomendados são:

  • Suspender o uso de medicamentos com ação anticoagulante que podem aumentar o sangramento durante e após a cirurgia;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de drogas, um mês antes da data marcada para a cirurgia plástica;
  • Consumir muita água nos dias anteriores ao procedimento;
  • Fazer jejum total de líquidos e sólidos, incluindo água, durante oito horas antes da abdominoplastia;
  • Não estar com esmaltes nas unhas, nem mesmo base incolor;
  • Não utilizar cremes corporais ou maquiagem;
  • Estar no local da cirurgia com a antecedência solicitada pelo especialista e com acompanhante.

Sobre a cirurgia de abdominoplastia

Qual tipo de anestesia é utilizado na abdominoplastia?

A anestesia mais utilizada é a anestesia geral, seguida dos bloqueios (peridural e raquidiana) associados à sedação.

Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia leva em torno de 2 a 3 horas.  Esse tempo pode variar de acordo com cada caso ou se a abdominoplastia for associada a outro procedimento como a lipoaspiração e a mamoplastia.

Pós-operatório

Qual o tempo de internação após a cirurgia?

Em geral o paciente é internado duas horas antes da hora marcada para a cirurgia e tem alta hospitalar no dia seguinte, totalizando 24hs de internação.

Precisarei ficar com dreno por quanto tempo?

A colocação do dreno não é uma regra, sendo dispensável em alguns casos. O uso da cola de fibrina e os chamados “pontos de adesão” diminui a necessidade de utilizar o dreno, mas aumentam o tempo cirúrgico e o custo da cirurgia. Quando colocado, o dreno fica até que a quantidade de líquido coletado seja menor ou próximo de 50 mililitros. Isso leva em torno de 7 a 10 dias. Lembrando que esse controle será realizado em casa, pelo paciente, e no consultório médico, nas consultas de retorno.

A abdominoplastia deixa cicatrizes?

Sim, como em qualquer cirurgia, a Abdominoplastia deixa cicatriz. A diferença é que o cirurgião plástico utiliza técnica atraumática com instrumental e fios apropriados, aumentando as chances de se obter uma cicatriz de boa qualidade. Além disso, o especialista se empenha em deixar as cicatrizes o mais escondidas possível. No caso da abdominoplastia, a cicatriz horizontal  pode ficar embaixo de roupas de banho ou peças íntimas e a cicatriz ao redor do umbigo quase não é percebida por ficar na parte mais interna do mesmo.

Existe dor no pós-operatório da cirurgia plástica abdominal?

Geralmente a dermolipectomia abdominal (abdominoplastia) causa desconforto e dores que podem ser totalmente controladas com medicamentos. Muitos pacientes se queixam de dor nas costas porque , em alguns casos, na primeira semana após a cirurgia devem andar curvados para frente para não causar tensão no local das incisões.

Quanto tempo precisarei utilizar a cinta compressora?

É aconselhado o uso de malhas elásticas por um período de 2 meses, podendo ser prorrogado caso o paciente se sinta mais seguro. O próprio local onde a malha foi comprada, pode realizar ajustes, pois as malhas perdem a elasticidade no decorrer do uso e conforme o inchaço diminui.

Em quanto tempo poderei retornar às atividades?

Após 7 dias, o paciente já pode retornar a atividades leves, mas deve evitar caminhadas longas, exposição solar e esforço físico como subir escadas, por exemplo. Após 20 dias é permitido dirigir, 30 dias caminhadas , 2 meses atividades de academia e 3 meses exercícios isolados para a região. Para mamães e papais, levantar os filhos é permitido após 20 dias.

Posso associar a abdominoplastia a outra cirurgia?

Sim. Associar a abdominoplastia com outra cirurgia plástica é bastante comum e apresenta diversas vantagens, tanto no que diz respeito ao lado financeiro quanto à recuperação dos procedimentos.

Contudo, é preciso confirmar com o cirurgião plástico a possibilidade de associar as técnicas de interesse, visto que existem algumas condições que precisam ser analisadas, tais como o tempo de realização das cirurgias, período ideal e condições de recuperação, como a posição mais indicada para dormir, entre outros.

Mais informações sobre a abdominoplastia

Caso, mesmo após a leitura desse material, você ainda tenha alguma dúvida sobre o procedimento de abdominoplastia, entre em contato com o Dr. Mário Farinazzo. O especialista está à disposição para esclarecer qualquer dúvida e fornecer outras informações.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato