Entenda tudo sobre anestesias para cirurgias plásticas

Um item muito importante que deve ser conversado com o especialista antes de qualquer cirurgia plástica é a anestesia que será utilizada no procedimento.

Existe mais de um tipo e cada um é indicado para técnicas diferentes e casos específicos. Entenda melhor sobre a importância da anestesia  em uma  cirurgia plástica.

Além das habilidades e conhecimentos do cirurgião plástico que irá realizar a operação, a anestesia também pode ser a garantia de que a cirurgia plástica ocorrerá de forma tranquila e segura, tanto para o profissional quanto para o paciente.

Em alguns casos é possível consultar-se com um anestesista antes da cirurgia para conversar sobre os procedimentos, recuperação e  efeitos pós operatórios  dos  medicamentos utilizados.

O profissional, juntamente com o especialista em cirurgias plásticas, irá analisar o histórico de saúde do paciente em questão para definir o tipo de anestesia ideal para a situação.

Quais são as anestesias ideais para cirurgias plásticas?

Apenas o cirurgião plástico e o anestesista responsável poderão confirmar se determinada anestesia é a mais indicada para o caso. Os tipos mais comuns de anestesia são:

  • Geral: caracterizada por uma forma de coma induzido por meio de medicamentos, a anestesia geral é feita via venosa (pelas veias) ou respiratória. Como o próprio nome sugere, promove a paralisia momentânea do corpo inteiro, exigindo a necessidade de intubação e auxílio ventilatório;
  • Peridural: é aplicada entre as vértebras da coluna e habitualmente associada ao uso de sedação para evitar o incômodo do paciente. É uma anestesia vasodilatadora, sendo assim, auxilia na prevenção de trombose;
  • Local: proporciona efeito anestésico apenas no local em que é aplicada e, consequentemente, onde será realizada a cirurgia plástica. É aplicada na pele do e é muito associada a uma sedação para tranquilizar o paciente;
  • Raquidiana: também chamada de “raqui”, é aplicada no canal medular e proporciona a anestesia de toda a região a partir da qual o medicamento foi injetado. Com ação média  de  cerca de 4 horas, possibilita a ação do cirurgião plástico em toda a região sem a necessidade de entubar o paciente.

Cada uma dela é indicada para diferentes cirurgias plásticas e condições do paciente e apenas o especialista que está acompanhando o caso poderá orientar qual técnica de anestesia é a ideal.

Para quais cirurgias plásticas cada uma delas é indicada?

O quadro clínico do paciente pode ser a principal orientação para o tipo adequado de anestesia. Tratando-se de cirurgias plásticas, habitualmente para cada cirurgia indica-se uma anestesia específica:

  • Geral: por promover o efeito anestésico em todo o  corpo do paciente, é indicada para cirurgias grandes, nas quais os simples bloqueios anestésicos locais não são suficientes. Muito utilizada em cirurgias de cabeça e pecoço como Rinoplastia, Lifting facial e Perfiloplastia e em cirurgias combinadas;
  • Peridural: indicada para cirurgias plásticas corporais que podem causar mais dor no período pós operatório como mamoplastia, abdominoplastia e lipoaspiração. Geralmente é associada à uma sedação;
  • Local: por ser uma anestesia aplicada diretamente na pele do paciente, é indicada para procedimentos menores, realizados em áreas específicas, como pequenas lesões, blefaroplastia, otoplastia. Também é muito associada com uma sedação;
  • Raquidiana: normalmente indicada por cirurgiões plásticos e anestesistas para cirurgias na região do abdome e membros inferiores que são um pouco mais longas (duração de 4 horas).

Apesar da existência da relação entre o tipo de cirurgia plástica e a anestesia, nada impede que a conduta seja alterada a fim de atender às necessidades do paciente, levando em consideração o quadro clínico e visando garantir a segurança.

Apenas um especialista em cirurgias plásticas, auxiliado pelo médico anestesista, poderá orientar o tipo adequado. Por isso é muito importante conversar com o cirurgião plástico sobre a anestesia durante a avaliação para a cirurgia plástica.

agende uma avaliação