Aumenta a busca por rinoplastia masculina

Não é desconhecido que a cirurgia plástica do nariz, chamada de rinoplastia, é um dos procedimentos mais procurados em consultórios de cirurgiões plástico por todo o mundo. Contudo, um fato que nem todas as pessoas sabem é que o público masculino também procura muito pela cirurgia de correção do nariz, conhecida como rinoplastia masculina.

Foi-se o tempo de pensar que apenas as mulheres se sentiam incomodadas com alguma característica física, seja ela da face ou qualquer outra região do corpo. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), nos últimos dez anos, a realização de procedimentos estéticos em homens aumentou 15%. Atualmente, o público masculino representa cerca de 35% dos pacientes de clínicas de estética e cirurgias plásticas.

Podemos apontar como a principal motivação para esse aumento a aceitação por parte desse público de que um procedimento cirúrgico desse tipo, seja ele para correções estéticas ou funcionais, pode melhorar a autoestima e, consequentemente, o convívio social. Contudo, ainda existem homens que têm dúvidas se devem ou não optar por uma cirurgia ou não sabem se o procedimento é realmente o mais indicado para o caso. Dentre as cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens, a rinoplastia é a que mais gera dúvidas.rinoplastia masculina

Em que casos a rinoplastia masculina é indicada?

Assim como para as mulheres, a rinoplastia é uma cirurgia plástica indicada para homens insatisfeitos com a aparência devido ao tamanho ou formato do nariz, que pode influenciar diretamente a capacidade de socialização, autoestima ou nos casos em que a característica se torna um motivo de piadas (bullying).

Profissionais da área afirmam que a maioria dos homens que buscam uma cirurgia de rinoplastia desejam obter um nariz mais discreto e natural, mas que não resulte em um nariz feminino.

Qual a diferença entre a cirurgia de rinoplastia para homens e mulheres?

Apesar de ser uma dúvida frequente, a rinoplastia masculina não apresenta muitas diferenças em relação à feminina. É possível destacar mudanças para o nariz masculino, como:

  • Maiores proporções do que o feminino;
  • Dorso mais retilíneo;
  • Ponta com rotação de 90 a 95 graus, enquanto o feminino apresenta, habitualmente, entre 95 e 105 graus;
  • Pele mais grossa, que poderá causar inchaços por mais tempo.

Ou seja, para realizar o procedimento em mulheres e homens, as principais diferenças que o cirurgião plástico deve levar em consideração durante a avaliação da rinoplastia são relacionadas às necessidades do paciente, como as características que ele deseja corrigir.

É muito importante o cirurgião plástico realizar a avaliação a fim de alinhar as expectativas do paciente com os prováveis resultados que a cirurgia poderá proporcionar. Por isso, tanto para a técnica em homens quanto mulheres, é essencial buscar um profissional com experiência e especialidade em cirurgias do nariz.