Existe cirurgia para afinar o nariz?

Muitas pessoas têm interesse em realizar uma cirurgia para afinar o nariz com o objetivo de ter um rosto mais harmônico e esteticamente mais agradável. É possível se questionar: esse tipo de procedimento existe? Sim, é a chamada rinoplastia, a cirurgia plástica do nariz.

A rinoplastia está entre os procedimentos estéticos mais realizados no Brasil devido à amplitude de demandas que é capaz de atender como, afinar o nariz, melhorar a projeção da ponta, diminuir o osso nasal e também atender demandas funcionais, como corrigir o desvio de septo.

Dessa forma, conhecer como a rinoplastia pode ser usada com o objetivo de afinar o nariz permite que o paciente tome uma decisão mais consciente sobre a realização dessa cirurgia plástica com os benefícios e riscos envolvidos no processo.

A rinoplastia é indicada para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com a aparência do nariz, sendo o procedimento indicado para melhorar a estética nasal.

Como é realizada a cirurgia para afinar o nariz?

A cirurgia para afinar o nariz pode ser realizada utilizando duas técnicas diferentes, a aberta (exorrinoplastias) que consiste em incisões na base do nariz e na parte interna de cada narina ou fechada (endonasal), na qual as incisões são apenas internas.

Caso o desejo do paciente envolva muitas mudanças no nariz, incluindo na ponta, o procedimento aberto é mais indicado. Na rinoplastia fechada exige-se um grande conhecimento do profissional responsável acerca da anatomia e fisiologia nasal, pois a visão é limitada.

Normalmente, a escolha de qual técnica usar é realizada pelo cirurgião plástico considerando as alterações que serão feitas e também o domínio dele quanto ao método, de forma a tornar o procedimento mais seguro para o paciente.

Em muitos casos, a cirurgia para afinar o nariz está relacionada com a correção do “nariz de batata”, expressão popular usada para casos nos quais as asas nasais são maiores e abertas e a ponta é pouco definida. Os pacientes insatisfeitos com o nariz nesse formato podem se submeter à rinoplastia com o objetivo de afiná-lo.

Para esses casos, o procedimento indicado inclui incisões nas bases de cada asa nasal com o objetivo de remover o excesso de tecido e remodelar o nariz.

É importante ressaltar que as características faciais do paciente são consideradas pelo cirurgião plástico no exame físico que antecede a cirurgia, de forma que o novo desenho do nariz fique harmônico com o paciente.

O procedimento tem duração entre 2 e 3 horas e é realizado com anestesia geral, de forma que o paciente fique desacordado durante a cirurgia. A alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia, dependendo da recuperação. As cicatrizes resultantes são quase imperceptíveis, pela forma como são realizadas.

Para que o resultado seja adequado, é importante que o paciente escolha um cirurgião plástico de confiança e com registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Além disso, os cuidados pós-operatórios tornam o resultado final mais alinhado com os objetivos do paciente, pois impactam diretamente em uma boa cicatrização da rinoplastia.

A cirurgia para afinar o nariz é um procedimento relativamente simples, quando realizado por um profissional qualificado. A naturalidade e harmonia do resultado alcançado estão entre as principais vantagens do procedimento.