Cirurgia plástica de perfiloplastia – O que é?

A cirurgia plástica de perfil, chamada também de perfiloplastia, é a técnica que visa proporcionar uma harmonia facial por meio da correção estética de duas áreas fundamentais: o nariz e o queixo.

Por serem estruturas proeminentes e que destacam das demais, o nariz e o queixo possuem grande importância para a proporção ideal do perfil de uma pessoa.

Por  isso, com o intuito de promover o equilíbrio adequado às medidas do rosto do paciente, a técnica da perfiloplastia representa a junção de dois procedimentos estéticos muito buscados para correções faciais: a rinoplastia e a mentoplastia.

Uma técnica muito recomendada por especialistas em cirurgias plásticas, a perfiloplastia proporciona todas as vantagens da mentoplastia associadas aos benefícios, tanto estéticos quanto funcionais, da rinoplastia, sejam ambos os procedimentos de aumento quanto redutores.

Em quais casos a cirurgia plástica de perfil é indicada?

cirurgias plástica do perfilA associação da mentoplastia com a rinoplastia é indicada para todos os casos em que existe alguma desproporção da face da pessoa, principalmente na vista de perfil.

Para isso, o cirurgião plástico realiza uma análise minuciosa, avaliando a angulação de todos os pontos do rosto do paciente a fim de confirmar a necessidade de recorrer à perfiloplastia.

Além disso, durante a avaliação do especialista é possível definir as técnicas mais aconselhadas para o caso, podendo ser indicadas:

  • Rinoplastia redutora;
  • Rinoplastia estruturada;
  • Mentoplastia redutora ou de aumento;
  • Utilização de próteses (silicone ou polietileno) no queixo;
  • Enxertos de tecido adiposo no mento ou reposicionamento ósseo da mandíbula e maxilar, entre outros.

Contudo, mesmo que identificada a necessidade de recorrer à perfiloplastia, algumas técnicas da cirurgia plástica do perfil é permitida apenas para pacientes maiores de 18 anos ou que já atingiram o desenvolvimento completo da face.

Evitando assim a necessidade de uma cirurgia reparadora, como a rinoplastia secundária, para corrigir imperfeições causadas devido à estrutura óssea do paciente ainda não estar totalmente desenvolvida.

Como é realizada a perfiloplastia?

Como mencionado anteriormente, o procedimento consiste na realização de duas cirurgias plásticas de maneira associada, ou seja, aproveitando a mesma anestesia e tempo de recuperação.

Em geral, a  mentoplastia é realizada primeiro, seguida da rinoplastia.

Na cirurgia do queixo, podem ser utilizados implantes (silicone, polietileno), realizados enxertos de gordura ou osteoplastias (remodelação óssea do queixo), e os cortes são realizados na parte inferior do queixo ou dentro da boca.

Após a mentoplastia é então realizada a cirurgia plástica de nariz, que irá permitir o aumentar, reduzir ou alterar o formato do dorso, ponta, e até mesmo corrigir desvio de septo e tratamento dos cornetos.

Tudo alinhado com a verdadeira necessidade do paciente, identificada pelo cirurgião plástico durante a avaliação.

agende sua avaliação de rinoplastia