Cirurgias reparadoras
Blefaroplastia, Cirurgias plásticas, Curiosidades, Mentoplastia, Otoplastia, Rinoplastia, Septoplastia

Cirurgias reparadoras

Eventualmente problemas acontecem. É comum imaginarmos que somos “imunes” aos problemas quando vemos acontecer com um terceiro, porém, todos estamos sujeitos às consequências do dia a dia.

Uma pancada em um jogo de futebol, um acidente de bicicleta ou até mesmo algumas infecções ou doenças podem deixar sequelas desagradáveis.

Outro fator são os problemas genéticos que podem causar má formações que comprometam a aparência do paciente.

Todas essas possibilidades existem e, mesmo distantes da maioria das pessoas, há aqueles que sofrem com isso e ignorar essas pessoas seria negligência por parte da medicina.

Cirurgias reparadoras e cirurgias estéticas

Apesar de possuírem razões diferentes, a essência dos procedimentos é a mesma, a rinoplastia usada para resolver um nariz torto é a mesma técnica utilizada para alguém que quer mudar alguma característica de um nariz, teoricamente, perfeito.

O que talvez fuja do conhecimento do público, no entanto, é que muitos procedimentos evoluem e surgem com o objetivo de tratar pacientes com problemas e eventualmente viram uma alternativa inovadora para quem busca o tratamento estético e vice-versa.

Objetivos diferentes permitem novos olhares, o que faz a medicina evoluir.

Procedimentos mais comuns

Alguns dos procedimentos estéticos mais utilizados na cirurgia plástica são também muito comuns em tratamentos funcionais e reparadores. O próprio sulfixo “plastia” e a palavra “plástica” tem suas origens no grego (PLASTIKOS) e têm os significados de “Modelar”.

Rinoplastia

Rino (nariz) plastia (modelar), é o procedimento de modelar o nariz. Através das técnicas de rinoplastia, o cirurgião consegue alterar de maneira profunda as estruturas e obter grandes resultados. Embora em um procedimento estético alterações agressivas não sejam recomendadas, podendo destruir completamente o aspecto de naturalidade do rosto, quando falamos em reparação essas mesmas alterações mais agressivas podem ser necessárias.

Vítimas de acidentes ou problemas genéticos graves têm a possibilidade de recuperar um aspecto minimamente natural mesmo em situações em que a deformação do nariz é elevada.

Mentoplastia

Mento refere-se ao queixo, e essa é mais uma região que afeta em muito os aspectos da face, afinal, se descontarmos o nariz, o queixo é um dos maiores pontos de atenção e uma área na qual deformações e assimetrias podem prejudicar muito a aparência do paciente.

Doenças como a síndrome de Pierre-Robin, que causam micrognatismo, condição em que o queixo é subdimensionado, podem ter o quadro estético tratado por cirurgias plásticas como a mentoplastia.

Blefaroplastia

O procedimento é feito na região dos olhos e muito popular entre o público mais idoso, devido à queda natural da parte superior das pálpebras e a presença de bolsas de gordura abaixo dos olhos. As situações em que a blefaroplastia é necessária são relativamente simples e geralmente causadas pela idade do paciente.

Otoplastia

Procedimento para a região das orelhas, otoplastia é utilizada para tratar as famosas “orelhas de abano”. Apesar do problema não ser necessariamente grave no sentido médico, é a causa de problemas psicológicos e a origem de casos de bullying.

Mamoplastia

A cirurgia plástica da região das mamas é muito utilizada para o tratamento de câncer, em que muitas vezes é necessária a remoção completa da mama, com posterior reconstrução.

Quando cirurgias plásticas dão errado

Existem muitos problemas naturais e acidentes do dia a dia que podem causar deformações, porém, o que passa desapercebido muitas vezes, é que a cirurgia plástica, quando executada com imperícia ou exageros, pode causar danos significativos à aparência da pessoa.

Não é incomum o caso de celebridades que vão além dos limites recomendados e acabam com aspectos estéticos completamente artificiais e de certa forma desagradável.

Corrigir cirurgias plásticas que deram errado é um trabalho de altíssima complexidade, pois exige grande perícia e experiência do cirurgião responsável.

Segurança e exageros

Os procedimentos de cirurgia plástica são seguros, com raros casos de complicações graves. Essa segurança, no entanto, diminui à medida que o paciente busca técnicas e modificações mais extremas.

Colocar implantes de silicone muito grandes, por exemplo, é uma prática arriscada, aumentando os casos decomplicações,  além de problemas posturais e outras consequências do peso exagerado nos seios.

A rinoplastia é um dos procedimentos mais seguros realizados no mundo, porém, alterações extremas podem comprometer a função nasal e o excesso de procedimentos pode criar deformações.

Outro procedimento, chamado de “Brazilian Butt Lift”, que envolve a lipoenxertia dos glúteos de maneira exagerada, tem um risco altíssimo de complicações graves e é banido em diversos países.

Esses exemplos servem para demonstrar a necessidade de um cirurgião devidamente credenciado e de grande reputação para orientar o paciente de maneira adequada, por um caminho que irá trazer resultados realmente satisfatórios e seguros. Fale com Dr Mario para avaliar seu caso de maneira personalizada.

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato