Como é a cicatrização da rinoplastia?
Rinoplastia

Como é a cicatrização da rinoplastia?

Por mais que se trate de um procedimento bastante conhecido, a cicatrização da rinoplastia ainda é uma incógnita para muitos.

A rinoplastia é a cirurgia plástica de correção do nariz e está entre as mais procuradas por homens e mulheres que desejam melhorar a autoestima por meio de pequenas modificações estéticas da face.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, no país, a técnica perde apenas para a mamoplastia, a lipoaspiração, blefaroplastia (cirurgia de correção das pálpebras) e lipoescultura.

E, se tratando do público masculino, é a mais buscada, seguida pela ginecomastia, blefaroplastia, lipoescultura e otoplastia (cirurgia plástica das orelhas).

Você sabia que a rinoplastia pode ser feita também para melhorar a funcionalidade do nariz?

Uma das grandes vantagens da rinoplastia e de outros procedimentos cirúrgicos com fins estéticos é que eles podem, muitas vezes, ser realizados em conjunto com os procedimentos funcionais.

Na prática, isso irá reduzir a quantidade de vezes que a pessoa se submete à cirurgia e tempo de internação.

A escolha e possibilidades dependem da conversa entre paciente e médico, por isso, é muito importante marcar uma primeira consulta e avaliar seus objetivos e possibilidades.

A rinoplastia demora para cicatrizar?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cicatrização da rinoplastia depende de diversos fatores, como repouso correto, quantidade de correções realizadas e as condições da pele do paciente.

Para considerar a cirurgia plástica do nariz totalmente cicatrizada e concluída deve-se considerar cerca de 6 meses a 1 anos após a operação, lembrando que em alguns casos pode-se observar mudanças após 5 ou 6 anos!

Antes desse tempo é possível que a região ainda esteja bastante inchada, principalmente em homens, devido à espessura da pele, fator que não permite enxergar de cara toda a mudança que a técnica gerou.

como é a cicatrização da rinoplastia

A cicatriz da rinoplastia é aparente?

Afirmar que a rinoplastia não deixa nenhuma cicatriz não é correto, contudo, pode-se dizer que as cicatrizes são extremamente discretas.

Nos casos em que a rinoplastia inclui a correção das asas nasais, é possível visualizar duas pequenas cicatrizes na região em que as asas encostam na face, mas que, com o passar do tempo, tornam-se imperceptíveis.

Quais são as etapas da cicatrização da rinoplastia?

Logo após o procedimento, o cirurgião plástico fará curativos, que incluem o uso de uma tala que deverá permanecer de 4 a 7 dias até ser substituída por um curativo simples, que será usado por, mais ou menos, 7 dias.

Esses itens são necessários para imobilizar e acomodar a estrutura nasal até que o organismo se acostume com a nova anatomia do nariz.

É comum que apareçam hematomas e inchaços na região dos seios da face e ao redor dos olhos, principalmente quando existe a necessidade de fraturar o osso nasal.

Geralmente, no segundo dia, a região ainda permanece com hematomas e equimoses (manchas de sangue coagulado), mas, a partir daí, diminuem.

Depois de 5 a 7 dias após a cirurgia, é solicitado o retorno do paciente ao consultório de cirurgia plástica para a retirada dos pontos.

Assim que liberado, basta o paciente seguir as orientações específicas do cirurgião plástico e aguardar que a região desinche para considerar o procedimento definitivamente concluído.

Até lá, deverá entrar em contato com o médico responsável pela cirurgia plástica em caso de dúvidas ou qualquer sintoma diferente. As consultas pós-cirúrgicas serão recomendadas, caso necessário.

Veja também:

Veja os cuidados no pós-operatório da rinoplastia.

Rinomodelação: uma técnica não cirúrgica para corrigir seu nariz | Dr. Mario Farinazzo (Vídeo)

agende sua avaliação de rinoplastia

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato