Como é feita a avaliação da Rinoplastia?

Avaliação do NarizAntes de ser submetido a  uma cirurgia plástica  no nariz ou  rinoplastia, é essencial  realizar uma avaliação com um  especialista. Marcar uma consulta com o cirurgião plástico serve para esclarecer todas as dúvidas, conhecer pessoalmente o profissional e seu senso estético além de compreender qual o procedimento ideal para o caso.

Portanto, por mais que já esteja decidido a fazer a cirurgia e já tenha pesquisado tudo sobre o assunto,  a consulta médica é indispensável.

Como é realizada a avaliação de rinoplastia?

O paciente que  deseja  realizar o procedimento cirúrgico deve entrar em contato com o cirurgião plástico de interesse e  agendar uma consulta para ser avaliado pelo especialista.

Nesta consulta o paciente deve estar preparado para informar ao especialista o seu histórico médico ou cirúrgico, caso já tenha realizado outras cirurgias relacionadas na região, seja por condições respiratórias ou mesmo por estética.

Deve também listar todos os medicamentos que faz uso continuado (incluindo vitaminas e suplementos), expor seu histórico de consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e outras substâncias.

A honestidade é essencial para que não haja complicações durante a cirurgia ou na recuperação.

  • O cirurgião plástico avaliará o estado de saúde geral do paciente bem como os fatores de risco pré-existentes e então fará o exame específico do nariz que inclui:  As características da pele (grossa, fina, oleosa, ressecada);
  • O formato do rosto e a relação do nariz com os olhos, boca, testa e queixo;
  • A competência do nariz para a passagem de ar(válvulas nasais interna e externa, septo e cornetos);
  • E a queixa específica do paciente

É muito importante o cirurgião plástico fotografar a face  em ângulos e posições diferentes, a fim de  analizar juntamente com o paciente os defeitos e as possibilidades de correção.

A técnica que será utilizada e trará melhores resultados para o caso, além do tipo de anestesia  serão definidas com conhecimento e consentimento do paciente, que  poderá esclarecer todas as dúvidas neste momento.

O médico pode  criar uma simulação para dar uma ideia ao paciente de como o ficará o nariz. Esta simulação deve ser aprovada pelo paciente e levada à sala de cirurgia para ser utilizada como referência para o cirurgião plástico.

Quais devem ser os cuidados pré-operatórios?

Após a decisão por realizar a cirurgia é importante que o paciente pesquise o que foi conversado na primeira consulta e que tire todas as dúvidas em outros encontros com o cirurgião.

A presença da pessoa que ajudará o paciente no período de recuperação em, pelo menos, uma consulta é fundamental para um pós operatório mais tranquilo.

No dia  da cirurgia o paciente deverá:

  • Levar os exames solicitados pelo especialista;
  • Comparecer ao hospital aproximadamente duas horas antes do procedimento;
  • Não utilizar maquiagem nem esmalte nas unhas;
  • Informar com antecedência qualquer intercorrência como gripes, febre e infecções;
  • Não fumar por 30 dias antes, caso seja fumante, e
  • Manter jejum deoito horas antes do procedimento.

É essencial seguir as recomendações para que tudo corra bem. Lembrando que a uma Rinoplastia de sucesso é aquela que estabelece uma relação de equilíbrio do nariz com as outras estruturas da face sem estigmatizar ou despersonificar o paciente.