Como é o procedimento de Ritidoplastia, ou lifting facial?
Cirurgias plásticas

Como é o procedimento de Ritidoplastia, ou lifting facial?

Popularmente conhecido como lifting facial, a ritidoplastia é um procedimento cirúrgico destinado a pessoas que sofrem com problemas relacionados ao envelhecimento da face. Além da passagem do tempo, isso se agrava por fatores como: exposição solar, perda da elasticidade da pele, hereditariedade e outros agravantes. O aparecimento de rugas, sulcos e vincos na região do pescoço e rosto conferem sinais de envelhecimento incompatíveis com a autoimagem do paciente.

Sabia que, atualmente, o lifting facial é um dos procedimentos mais requisitados em consultórios de cirurgia plástica no Brasil? É feito, principalmente, em pacientes do sexo feminino com idade entre 40 e 60 anos que buscam melhorar a aparência. ocasionados por fatores como exposição solar, perda da elasticidade da pele, fatores hereditários e outros agravantes, o aparecimento de rugas, sulcos e vincos na região do pescoço e rosto conferem  sinais de envelhecimento incompatíveis com  a auto imagem do paciente.

Como é realizada a cirurgia de ritidoplastia?

A cirurgia é realizada a partir de uma incisão disfarçada na região da orelha e pescoço, por onde são tracionados os tecidos frouxos e retirados os excessos de pele.

Por este acesso, podem ser tratadas rugas profundas próximas à boca (bigode chinês e linha de marionete), o volume que normalmente se forma perto das bochechas e a flacidez do pescoço.

Em alguns casos, o lifting facial pode ser combinado a outros métodos como o aumento de volume da face com a gordura do próprio paciente, ou a elevação do supercílio.

Confira os cuidados no pós-operatório do lifting facial

Como toda cirurgia, existem alguns cuidados que devem ser acatados pelo paciente em sua recuperação em casa. Primeiro, é preciso estar ciente das possibilidades do procedimento, isso significa que deve evitar ir para a mesa cirúrgica com expectativas irreais do que ritidoplastia/lifting facial pode proporcionar. Para isso, é fundamental ter uma conversa franca com o cirurgião plástico responsável.

As principais recomendações no pós-operatórios, são:

– Aplicar compressas frias a cada 2 horas, nas primeiras 72 horas;

– Dormir com a cabeceira da cama elevada;

– Não fazer esforço físico;

– Evitar a movimentação exagerada da face nos três primeiros dias após a cirurgia;

– Realizar drenagens linfáticas com profissional experiente

–  Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, de acordo com os períodos de permanência deitado(a) ou sentado(a);

– Não se expor ao sol por um período mínimo de 180 dias (utilize filtros ou bloqueadores solares);

– Retornar ao consultório para a realização de curativos subsequentes, nos dias e horários indicados pelo médico;

– Alimentar-se normalmente. De preferência, adotar uma dieta hiperproteica (carnes, ovos, leite) e rica em frutas.

Como escolher o melhor cirurgião plástico para o lifting facial?

O cirurgião plástico com experiência em ritidoplastia (ou lifting facial) é o profissional mais indicado para esse tipo de cirurgia. Além de um treinamento específico para avaliar esteticamente a situação do paciente, é quem pode indicar a melhor opção para cada caso. 

Busque um médico de confiança para a realização de qualquer procedimento estético e cirúrgico, de preferência membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Artigos relacionados:

Como funciona a recuperação da ritidoplastia;

Lifting facial: O que é e quais seus benefícios?

O que é ritidoplastia com blefaroplastia?

Você tem alguma dúvida?

Estamos aqui para conversar e auxiliar nas suas escolhas.

Entre em Contato