Como escolher um especialista em rinoplastia?

A rinoplastia, cirurgia plástica do nariz, está entre os procedimentos estéticos mais complexos devido às diversas estruturas presentes no nariz, à importância para uma respiração adequada e também pelo grande impacto na harmonia facial. Assim, antes de se submeter à técnica é essencial escolher um especialista em rinoplastia para conduzi-la.

Existem diferentes técnicas que podem ser usadas na rinoplastia, como a aberta ou a fechada, também é possível associá-la com a correção do desvio de septo, sendo chamada de rinosseptoplastia, entre outras questões que apenas um médico com a formação adequada saberá indicar ao paciente.

Identificamos alguns aspectos que devem ser avaliados pelo paciente antes de escolher o especialista em rinoplastia. Confira!

Quais fatores analisar para escolher o especialista em rinoplastia?

Muitas pessoas podem considerar um processo desgastante o de escolher um cirurgião plástico e analisar questões como currículo e experiência. Entretanto, essa avaliação prévia é essencial para que o profissional selecionado seja capacitado para a realização do procedimento. A segurança na hora de realizar a cirurgia somada às maiores chances de bons resultados devem ser prioridades para o paciente e o médico. Saiba como escolher o profissional!

Formação

Inicialmente é interessante avaliar a formação do médico, pesquise qual a instituição na qual ele se formou em Medicina e realizou a residência médica. Essa formação é fundamental pois é base para qualquer especialidade. Os melhores profissionais não vêm só das maiores faculdades, mas o esforço demandado para entrar nelas revela alguém comprometido com seus objetivos, algo fundamental para qualquer profissional.

Especialização

Além da formação em Medicina, o médico deve ter a especialização na área de cirurgia geral e cirurgia plástica. Como é uma área ampla, o cirurgião plástico pode se dedicar mais a alguns tipos de cirurgias, o que foi o caso do Dr Mário Farinazzo. Devido à relevância de um conhecimento aprofundado sobre o tema, os profissionais renomados na área dedicam-se anos ao estudo das particularidades sobre a cirurgia plástica do nariz.

Além da experiência em rinoplastia, é possível acompanhar se o médico se manteve atualizado avaliando no currículo  questões como publicações de artigos relacionados ao tema, participações em congressos e trabalhos que conduziu sobre questões estéticas e funcionais do nariz.

SBCP

Outra forma de se assegurar que o cirurgião plástico recebeu o treinamento mínimo necessário para realizar uma rinoplastia é verificar se o mesmo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ao se tornar membro desta instituição, significa que o médico estudo ou serviços credenciados e realizou uma prova específica da área ao final da formação.

Recomendações

Nem  sempre é possível conhecer alguém que operou com o cirurgião em questão, mas se for acessível ao paciente é bastante indicado conversar com pessoas que também realizaram a rinoplastia com o profissional escolhido.

Atualmente, a internet se tornou um recurso importante nesse sentido, portanto, faça algumas pesquisas para garantir que outros pacientes ficaram satisfeitos com o médico.

Consultas pré-operatórias

Por fim, após todas as etapas anteriores cumpridas e o médico escolhido está na hora de marcar a primeira consulta pré-operatória. Avaliar como se sente nesse primeiro contato com o profissional também é fundamental para estabelecer a relação de confiança entre médico e paciente, portanto, se não se sentir confortável com o especialista pode ser interessante avaliar outra opção.

Também deve-se atentar se o profissional está solicitando os exames pré-cirúrgicos necessários e explicando ao paciente todas as etapas do procedimento com detalhes

Caso todas essas etapas estejam adequadas, as chances de uma cirurgia plástica com bom resultado e segura é muito maior.