Desvio do septo e a cirurgia estética de nariz

A cirurgia de nariz é um procedimento conhecido como rinoplastia, muito procurado para corrigir insatisfações estéticas, mas ela não existe somente para esse fim.

Muitos problemas respiratórios são causados por alterações constitucionais que a cirurgia também pode corrigir. É ocaso, por exemplo, de quem possui desvio do septo.

O desvio do septo é um problema congênito que causa um estreitamento em um dos lados do nariz afetando a passagem de ar.

O indivíduo nasce com o problema ou o adquire na infância, quando o corpo ainda está em desenvolvimento. Além da origem congênita, também pode ser causado por outros fatores como inflamações, alergias e traumatismos.

Nem sempre a condição representa um problema. Na verdade, há vários casos em que, mesmo com o desvio do septo, uma pessoa consegue respirar normalmente sem afetar suas atividades do dia a dia.

Uma visita ao otorrinolaringologista pode identificar a influência que ele causa na respiração e se é necessário adotar medidas para amenizar os sintomas ou recorrer à cirurgia.

A cirurgia chamada Septoplastia consiste na correção o desvio da parte cartilaginosa e da parte óssea melhorando a passagem de ar na parte estreitada do nariz.

A cirurgia de nariz traz inúmeros benefícios à saúde

Em muitos casos, quando o indivíduo se incomoda com o formato do nariz, pode optar pela Rinosseptoplastia, que vai corrigir o desvio do septo e ao mesmo tempo melhorar a parte estética do nariz.

Muitos hospitais oferecem um desconto quando esses dois procedimentos são realizados de forma conjunta.

No caso de crianças, a correção do desvio de septo pode ser realizado em casos selecionados, mas na maior parte dos casos o procedimento é postergado após a adolescência, quando o nariz já se desenvolveu completamente.