Diferença entre a rinosseptoplastia e a rinoplastia

Ao decidir por uma intervenção cirúrgica no nariz, os interessados buscam o máximo possível de informações para esclarecer dúvidas e identificar se o procedimento é o mais adequado para o caso.

Tanto a rinoplastia quanto a rinosseptoplastia podem atender essa demanda, mas qual das cirurgias escolher?

Para auxiliá-lo nessa decisão preparamos esse conteúdo com as principais diferenças entre a rinoplastia e a rinosseptoplastia.

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é um procedimento muito procurado e tem como objetivo atender demandas estéticas relacionadas com o nariz.

Por exemplo afinar, diminuir, aumentar, levantar a ponta, entre outras pretensões relacionadas à aparência do nariz.

Existem diferentes tipos de rinoplastia, sendo que o paciente, em conjunto com o cirurgião plástico, podem optar por aquela que melhor atende a demanda específica do caso.

Nesse caso, apenas as questões estéticas do nariz serão alteradas para deixá-lo como desejado pelo paciente.

Entretanto, existem casos nos quais apenas as mudanças estéticas não atendem todas as necessidades do interessado com a intervenção, correto? Nessas situações pode ser indicada a rinosseptoplastia.

O que é a rinosseptoplastia?

A rinosseptoplastia consiste na cirurgia plástica que tem como objetivo, além de realizar adequações estéticas de acordo com o desejado pelo paciente, corrigir o desvio de septo para pessoas que tenham dificuldades respiratórias associadas a essa disfunção nasal.

É comum que o septo não seja totalmente reto, mas para algumas pessoas o desvio prejudica a respiração, seja de uma das narinas, ou dos dois lados em casos em que o desvio é mais sério.

Em casos nos quais um pequeno desvio não incomoda a pessoa, a correção não é necessária, entretanto, quando acentuado, a cirurgia é indicada, inclusive para devolver qualidade de vida à pessoa.

Quando o desvio de septo necessita de uma intervenção cirúrgica e o paciente almeja também alguma correção estética, indica-se que os procedimentos sejam executados na mesma cirurgia, alcançando melhores resultados no pós-operatório.

Qual cirurgia plástica escolher?

Portanto, a rinoplastia e a rinosseptoplastia possuem diferenças cruciais, sendo fundamental que, antes de decidir por qualquer um dos procedimentos, um cirurgião plástico especialista em rinoplastia seja consultado para indicar qual a melhor solução para o caso.

Na parte estética, por exemplo, é necessário que o especialista avalie a possibilidade de alcançar como resultado as expectativas apresentadas pelo paciente.

Esse é um passo importante para garantir um resultado natural e harmonioso com o restante da face.

Por sua vez, quando o paciente relatar a necessidade de realizar a cirurgia para correção do septo nasal, o profissional poderá indicar se a rinosseptoplastia é o procedimento mais indicado, avaliando o nível de obstrução, assim como o local do desvio.

Escolhendo o procedimento mais adequado

A escolha da cirurgia plástica mais apropriada para atender às expectativas do paciente é uma etapa importante da consulta.

Caso os procedimentos sejam associados, são necessários exames específicos que indiquem a condição de saúde do paciente e também a análise de fatores como:

  • Tipo de pele e a capacidade de retração dela;
  • Formato das estruturas cartilaginosas e a rigidez;
  • Estrutura óssea nasal;
  • Vias respiratórias.

Apenas com essas informações o cirurgião plástico especializado em rinoplastia poderá indicar qual o procedimento mais satisfatório para o caso.

A opção entre a rinoplastia ou a rinosseptoplastia deve ser realiza em conjunto com o profissional.