É possível associar a mamoplastia a outra cirurgia plástica?

A mamoplastia é a cirurgia plástica indicada para a correção, aumento ou redução das mamas. É um dos procedimentos mais procurados atualmente, superando, inclusive, a lipoaspiração.

Com a constante busca pela melhora da imagem e a satisfação com o próprio corpo, além de lotarem as academias e se preocuparem cada vez mais com a alimentação, as pessoas passaram a se interessar cada vez mais pela realização de cirurgias plásticas, muitas vezes optando por realizar mais de um procedimento ao mesmo tempo.

A realização de cirurgias plásticas associadas é muito frequente e pode trazer benefícios como a otimização dos resultados e a economia com gastos de equipe e internação. No entanto, para realizar a associação de duas ou mais cirurgias plásticas é necessário avaliar algumas questões, tais como:

  • O tempo de duração total do procedimento. Sendo recomendado que não ultrapasse 5 ou 6 horas, visto que alterações pós-operatórias são mais frequentes nas cirurgias mais longas;
  • A perda sanguínea dos procedimentos. Cirurgias de grande porte associadas podem levar uma perda de sangue que pode prejudicar o período pós-operatório. Por isso, é importante identificar os pacientes com anemia e realizar a correção, além de considerar a realização das cirurgias separadamente nestes casos;
  • Os cuidados exigidos são diferentes em cada cirurgia e, muitas vezes, incompatíveis. Um exemplo clássico é o desejo de associar a cirurgia de inclusão de próteses mamárias com a inclusão de próteses glúteas. Enquanto em uma a orientação é dormir de barriga para cima (mama) na outra é o contrário.

Além disso, cirurgias combinadas exigem muitas vezes outra pessoa para auxiliar o paciente em casa durante os cuidados pessoais do dia a dia, o que, nem sempre é possível.

Quais cirurgias plásticas podem ser associadas à mamoplastia?

A mamoplastia, seja ela de aumento ou redutora, é uma das cirurgias plásticas mais frequentemente associadas a outras. Dentre os procedimentos mais buscados por mulheres que também irão realiza a mamoplastia, estão:

  • Lipoaspiração;
  • Abdominoplastia;
  • Rinoplastia.

E engana-se quem pensa que essa associação é realizada apenas nos casos de mamoplastia de aumento (próteses de silicone), pois nos casos em que a cirurgia das mamas é feita com o intuito de reduzir os seios também é muito comum associar a lipoaspiração e a abdominoplastia, visto que, em muitos casos, a paciente também apresenta outros locais de gordura localizada ou flacidez.

O mesmo ocorre para a mastopexia (lifting das mamas), que é bastante procurada por mulheres que apresentam queda dos seios devido a gestações, idade avançada ou grande perda de peso, motivos aos quais a abdominoplastia também é muito indicada.

De um modo geral, apenas um cirurgião plástico poderá confirmar a possibilidade de associar a mamoplastia a outros procedimentos, considerando, além das questões mencionadas anteriormente, o atual quadro de saúde da paciente, após a análise de exames solicitados previamente durante as avaliações.

Marque sua consulta na clínica de cirurgia plástica | Mario Farinazzo