Entenda a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura

Atualmente, as cirurgias plásticas ditas corporais são as mais procuradas pelas brasileiras. Entre estas cirurgias, destacam-se a lipoaspiração e a lipoescultura.

Apesar de bastante comuns, as técnicas ainda causam diversas dúvidas, além de serem frequentemente confundidas.

Embora sejam indicadas com o objetivo de proporcionar um contorno corporal mais agradável, a lipoaspiração e a lipoescultura têm diferenças. Entenda melhor sobre cada cirurgia a seguir.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma técnica utilizada para retirar o excesso de gordura localizada em determinadas áreas do corpo.

Para isso, são utilizados tubos de aço (cânula) de vários calibres diferentes, conectados a um sistema de aspiração.

No procedimento, após injetar um líquido contendo adrenalina e anestésicos, o cirurgião plástico realiza pequenas incisões (0,5 cm) pelas quais insere a cânula, que aspira a gordura para fora do corpo da paciente.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou bloqueio (raquianestesia ou peridural), mas pode variar de acordo com cada caso.

Apesar de ser um procedimento aparentemente simples, apenas especialistas devem indicar e realizar a lipoaspiração.

Lipoescultura

A A lipoescultura também é um procedimento realizado para retirar a gordura em áreas localizadas, sendo este passo da cirurgia muito similar à lipoaspiração.

No entanto, a principal diferença é que, na lipoescultura, parte da gordura  aspirada da paciente é enxertada em outras áreas do corpo para preencher depressões ou aumentar o volume, como é muito comum na região glútea.

Por ser um tecido da  própria  paciente,  não há rejeição  da gordura enxertada, o que é considerada uma vantagem quando comparado   a outras técnicas que utilizam próteses, por exemplo.

Por outro lado, uma parte da gordura que é injetada pode ser absorvida e não fazer o efeito desejado. É importante ressaltar que o volume total de gordura retirado da paciente durante a lipoescultura, na maioria dos casos, é menor  que na lipoaspiração, já que,  na lipoescultura, parte deste volume é injetado.

No entanto, o resultado da lipoescultura é muito satisfatório, visto que o objetivo da paciente era de remodelar o corpo e não apenas de eliminar gordura.

Quais são as diferenças entre os procedimentos?

Podemos dizer que a lipoescultura é a lipoaspiração somada `a  injeção da gordura (lipoenxertia) em regiões do corpo da paciente, enquanto que a lipoaspiração é somente a retirada da gordura e o descarte da mesma.

Na lipoescultura as cânulas utilizadas para aspirar o tecido adiposo têm calibre menor do que as utilizadas na lipoaspiração.

Além disso, a gordura retirada pode passar por uma técnica de preparo antes de ser reintroduzida para aumentar a chance de sobrevivência do enxerto e ,consequentemente, da  durabilidade do resultado.

Caso o paciente  esteja na dúvida de qual procedimento realizar, o ideal é buscar um cirurgião plástico confiável, de preferência que tenha experiência em procedimentos de contorno  corporal  e seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Apenas um especialista poderá ajudá-la na escolha da melhor técnica.

Marque sua consulta na clínica de cirurgia plástica | Mario Farinazzo