5 fatores que podem influenciar nos resultados de uma lipoaspiração

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados no Brasil, sendo que ter um corpo bem definido e aumentar a autoestima são objetivos recorrentes de quem procura pela intervenção.

Para realizar uma cirurgia com mais segurança, entretanto, diversos fatores devem ser avaliados pela interessada, garantindo o máximo sucesso no procedimento.

Identificamos 5 fatores que influenciam diretamente os resultados obtidos com a lipoaspiração. Confira!

1. Escolher um profissional experiente em lipoaspiração

O primeiro passo para garantir o sucesso do procedimento que será realizado é a escolha do profissional. É importante optar por um cirurgião seja membro da  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que tenha experiência na realização de lipoaspiração.

Além do cirurgião plástico, a paciente deve atentar-se à estrutura e equipe disponíveis para a realização do procedimento, garantindo que todas as etapas sejam seguidas com responsabilidade pelo profissional.

2. Seguir as recomendações pré-operatórias

Ao escolher um profissional de confiança o paciente fica mais tranquilo no sentido de que todos os passos serão seguidos para garantir a segurança do procedimento.

Assim, o cirurgião e a equipe de anestesia ficam responsáveis por avaliar o histórico de saúde do paciente e solicitar todos os exames necessários em cada caso.

Outro fator determinante para os resultados é o alinhamento das expectativas da paciente com as possíveis intervenções que serão realizadas durante a cirurgia.

O médico, baseado nos objetivos do paciente, vai programar as regiões que deverão ser lipoaspiradas bem como associar a lipoaspiração com tratamentos complementares, como a lipoenxertia.

As recomendações pré-operatórias também incluem interromper o consumo de álcool e tabaco e algumas medicações com substâncias prejudiciais, realizar jejum antes do procedimento, entre outros cuidados que serão detalhados pelo profissional com antecedência.

3. Ser honesta quanto condição de saúde física e psicológica

Os exames pré-operatórios têm como objetivo avaliar alguns parâmetros de saúde do paciente fundamentais para a realização da lipoaspiração.

Ainda assim, muito do histórico clínico da paciente não é revelado à partir desses exames, sendo necessário que qualquer problema de saúde seja informado ao profissional antes do agendamento da cirurgia.

Entre as condições que devem ser relatadas estão:

  • disfunções cardíacas;
  • problemas respiratórios (asma, bronquite etc.);
  • alergia a algum medicamento;
  • cirurgias prévias .
  • tabagismo, etilismo importante e uso de drogas ilícitas

Outro aspecto pouco abordado, mas fundamental, é relacionado a problemas psicológicos que possam afetar a paciente e a recuperação, como depressão, ansiedade, ataque de pânico entre outros.

4. Seguir as recomendações do pós operatório imediato

Com todos os esclarecimentos pré-operatórios devidamente realizados, as chances de obter um resultado positivo na lipoaspiração são grandes, mas as recomendações do pós operatório imediato devem ser seguidas com muita rigidez.

O pós-operatório imediato consiste nos dias que sucedem a cirurgia e nos quais ainda podem ocorrer complicações. Para evitar qualquer uma delas, é necessário ficar de repouso, tomar a medicação receitada pelo médico e ter uma dieta balanceada adequada com a indicação profissional.

5. Seguir as indicações para o pós-operatório tardio

O pós-operatório tardio consiste num período mais extenso, depois que os pontos da lipoaspiração já foram removidos, mas que alguns cuidados são fundamentais para garantir melhores resultados, como:

  • respeitar o período de repouso indicado pelo médico para retomar as atividades;
  • utilizar cinta compressora nos casos em que indicado por cerca de dois meses após o procedimento;
  • fazer um acompanhamento com fisioterapeuta dermatofuncional para melhorar os resultados alcançados;
  • evitar a ingestão de álcool e tabaco durante o período indicado.

Esses são alguns dos cuidados que podem influenciar diretamente nos resultados alcançados com a lipoaspiração, sendo que, seguir fielmente as recomendações do cirurgião plástico responsável minimiza os riscos relacionados ao procedimento e garante um resultado mais satisfatório.