Lipoaspiração | Cirurgião de Lipoaspiração | Dr. Mário Farinazzo

LIPOASPIRAÇÃO

REDUÇÃO DO VOLUME
DE GORDURA CORPORAL EM ÁREAS
LOCALIZADAS

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA CIRURGIA

QUE LEVAM AS PESSOAS A BUSCAREM PELA LIPOASPIRAÇÃO

 REDUÇÃO DE MEDIDAS

 ELIMINA GORDURAS LOCALIZADAS

 MELHORA DO CONTORNO CORPORAL

 MELHORA NA AUTOESTIMA

COMO É REALIZADA A CIRURGIA ?

A CIRURGIA DE LIPOASPIRAÇÃO É UM PROCEDIMENTO QUE RETIRA A GORDURA LOCALIZADA DE MANEIRA RÁPIDA E EFICIENTE. PODE SER REALIZADA EM LOCAIS DE ACÚMULO NATURAL DE GORDURA COMO ABDÔMEN, FLANCO, DORSO, PERNAS, BRAÇOS E FACE. O PROCEDIMENTO PODE SER REALIZADO EM HOMENS E MULHERES E MELHORA MUITO A APARÊNCIA NA REGIÃO TRATADA.

A LIPOASPIRAÇÃO PODE DURAR DE 1 ATÉ 5 HORAS DE ACORDO COM A ÁREA LIPOASPIRADA E DA QUANTIDADE DE GORDURA A SER RETIRADA. AS CICATRIZES DA CIRURGIA SÃO PEQUENAS, DE 3 A 6MM E SÃO REALIZAS EM ÁREAS ESCONDIDAS, COMO POR EXEMPLO: MARCA DO BIQUÍNI OU DENTRO DO UMBIGO. APÓS A CIRURGIA DE LIPOASPIRAÇÃO É POSSÍVEL RETORNAR AO TRABALHO EM 5 A 7 DIAS, DEPENDENDO DA ÁREA OPERADA.

Variações das cirurgias plásticas estéticas :

Abdominoplastia

Cirurgia plástica denominada abdominoplastia clássica ou dermolipectomia, consiste na correção da flacidez de toda a parede abdominal através da plicatura (embricamento com pontos) da musculatura e retirada de um fuso de pele e tecido gorduroso na região inferior do abdome.

Lipoescultura

É uma técnica da cirurgia plástica variante da lipoaspiração e consiste em modelar a silhueta retirando depósitos de gordura de regiões indesejadas. A diferença entre esses procedimentos é que na lipoescultura o cirurgião não só remove os excessos de gordura de uma região, como também reutiliza essa gordura para harmonizar o contorno corporal, preenchendo áreas que necessitam de maior volume.

7%

é retirado do peso corporal

de 5 a 7 dias

é possivel retornar as atividades (trabalho,estudos)

12h à 24h

curto tempo de internação

DÚVIDAS FREQUENTES



A dor é controlada com analgésicos de acordo com a necessidade de cada paciente. Geralmente o incômodo é maior nos 3 primeiros dias sendo maior com a movimentação.
Em 5 a 7 dias é possível retornar as atividades (trabalho, estudos), podendo haver ainda algum incômodo, mas nada limitante. A prática de exercícios é uma pouco mais tardia podendo variar de 20 a 30 dias, com liberação do cirurgião.De maneira geral para a prática de exercícios físicos segue a recomendação: -1 a 15 dias após a cirurgia: não recomendada a prática de atividades físicas -15 a 20 até 60 dias após a cirurgia: alongamento, caminhada leve e exercícios isométricos de membros superiores e membros inferiores. Deve-se evitar exercícios isolados do tronco, principalmente repetições de flexão-extensão. – após 60 dias: retorno a atividades normais. Nos procedimentos cirúrgicos que envolvem lipoaspiração, ocorre uma vasta lesão do tecido celular subcutâneo que envolve não só os adipócios (principal objetivo da cirurgia) como também os vasos (entende-se veias, artérias e vasos LINFATICOS). Apesar de utilizarmos uma solução com adrenalina que tem como um dos objetivos a contração desses vasos com intuito de diminuir a lesão dos mesmos, esse trauma ocorre inevitavelmente. Dessa forma, as principais vias de drenagem na área lesada são interrompidas levando ao acumulo de grande quantidade de líquido composto por linfa, restos celulares, sangue e soro fisiologico. A curto prazo a rede de drenagem é compensada através da hipertrofia dos vasos remanescentes e a longo prazo (a partir de 2 meses) através da formação de novos vasos e reconexão daqueles lesados. Sendo assim, até pelo menos 60 dias de pós operatório a drenagem é ineficiente o que se traduz pela retenção de liquido nas partes mais baixas da região aspirada principalmente ao final do dia. Esse acúmulo depende também da quantidade de linfa produzida e essa produção está relacionada com a irrigação sanguinea da região onde existem os vasos lesados. Por isso a recomendação de aguardar pelo menos 60 dias para a prática de exercicios mais intensos. O que pode acontecer caso não aguardamos esse prazo é o prolongamento do tempo de recuperação da rede de drenagem, causando essa retenção de liquido por mais tempo. É uma relação de custo-benefício que não segue regra cartesiana, varia principalmente de acordo com o indivíduo e a cirurgia, mas podemos estabelecer prazos médios descritos acima..
A malha elástica deverá ser utilizada por 30 dias sendo na maioria das vezes necessário o ajustamento da mesma no decorrer do tempo.
O acúmulo de gordura na área aspirada geralmente ocorre em menor quantidade que nas áreas não aspiradas quando o paciente ganha peso.
A drenagem linfática tem grande importância na Lipoaspiração trazendo uma recuperação mais rápida ao paciente. A quantidade varia de acordo com cada caso e deve ser estabelecida pelo fisioterapeuta especialista.
image

CIRURGIÃO PLÁSTICO DR. MÁRIO FARINAZZO

Cirurgião plástico graduado e especializado em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo, onde é Preceptor do Setor de Rinologia da Disciplina de Cirurgia. Plástica e orienta semanalmente médicos residentes no atendimento a pacientes e na realização de cirurgias.

A fim de manter-se sempre atualizado sobre o setor de cirurgias plásticas, faz parte de grupos de estudos na área e participa anualmente de Congressos Nacionais e Internacionais.

É médico colaborador do Setor de Cirurgia Craniomaxilofacial da UNIFESP, participando do atendimento a vítimas de trauma facial.

Especialista em cirurgia plástica do nariz Rinoplastia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira.

QUER SABER MAIS ?

HOSPITAIS

client client client client client
Back to Top