Mentoplastia

Cirurgia de mentoplastia

A mentoplastia é a cirurgia plástica que visa a correção de características do queixo, como o tamanho e o formato, podendo ser um procedimento de aumento ou redução. Chamada também de genioplastia ou cirurgia plástica do queixo,  o principal objetivo da mentoplastia   é criar um equilíbrio com as demais estruturas da face, principalmente com o nariz e a fronte(testa).

É muito comum a indicação do procedimento por cirurgiões plásticos nos seguintes casos:

  • Queixo proeminente – macrogenia: quando o mento do paciente é considerado desproporcionalmente maior do que as demais áreas evidenciadas do rosto, como nariz e testa, por exemplo;
  • Queixo deficiente – microgenia: nos casos em que o paciente possui o queixo menor do que a proporção tida como ideal para haver um equilíbrio, gerando um aspecto de queixo recuado;
  • Queixo assimétrico: situação em que um dos lados do queixo da pessoa apresenta proeminência ou deficiência

Para cada um desses casos há uma técnica de mentoplastia diferente. Entenda melhor sobre elas:cirurgia plástica do queixo - mentoplastia

Tipos de mentoplastia:

Mentoplastia redutora

Indicada para os casos de queixo proeminente, a mentoplastia redutora visa reduzir o mento do paciente por meio da remodelação ou reposicionamento do osso dessa região da face.

Durante o procedimento, o cirurgião plástico realiza as adequações ao formato do osso do paciente e o fixa na posição ideal com o auxílio de miniplacas e parafusos de titânio. É uma técnica mais invasiva, visto que há alterações na estrutura óssea, mas é  considerada definitiva.

Mentoplastia de aumento

Indicada tanto para casos de queixo deficiente quanto para assimetrias, a mentoplastia de aumento promove o equilíbrio do mento com relação às demais áreas do rosto do paciente por meio da implantação de próteses (podem ser de silicone bem como de polietileno), avanço da estrutura óssea ou enxertos de tecido adiposo (gordura do paciente) no local.

O cirurgião plástico pode realizar as técnicas por meio de uma incisão na região inferior do queixo ou no lado interno da boca do paciente. Nos casos em que o especialista em cirurgias plásticas utiliza prótese de silicone para aumentar a região, ele cria um espaço, chamado de “loja”, no queixo do paciente por meio de um pequeno corte, que permite a fixação e posicionamento da prótese.

Em muitos casos, a mentoplastia, seja ela de aumento ou redutora, é associada à rinoplastia (cirurgia plástica do nariz), As duas cirurgias, quando realizadas em conjunto, são conhecidas como perfiloplastia,  Nela, o tamanho, formato e posição do nariz e queixo são adequados para a obtenção de um perfil mais harmônico e gracioso.

 

 Quer saber mais?

Se você tem mais dúvidas, estamos sempre a disposição para esclarece-las.

Clique abaixo para enviar sua pergunta, ou ligue para o nosso telefone 11 3032 0981.

Para sua comodidade atendemos com hora marcada, entre em contato e agende seu horário. 

Entre em contato

Seu nome (obrigatório)

Seu email (obrigatório)

Assunto

Como nos encontrou?

Messagem

Back to Top