O que é a abdominoplastia em âncora?

A abdominoplastia em âncora é uma cirurgia plástica que se tornou mais comum após a popularização da cirurgia de gastroplastia redutora, também conhecida como cirurgia bariátrica ou de redução de estômago, que promove grande perda de peso.

Diferentemente da abdominoplastia convencional, que é indicada para pacientes em geral e que resulta em uma cicatriz horizontal na linha da cintura, a abdominoplastia em âncora está indicada para os pacientes ex obesos e a cicatriz se assemelha a uma âncora, tendo uma parte horizontal e outra vertical no abdome.

Dessa forma, a abdominoplastia em âncora é mais indicada para pessoas que, além do excesso de pele horizontal, apresentam flacidez nas laterais e na região central do abdome.

Quando é indicada a abdominoplastia em âncora?

A abdominoplastia em âncora é indicada principalmente para pacientes que reduziram muitos números na balança. Normalmente, dezenas deles!  Apesar de ser mais comum após a cirurgia de redução do volume do estômago, isso não é exclusividade desses casos. Muitos pacientes alcançam essa façanha com dieta equilibrada e exercícios físicos.

Quando o paciente possui muitas estrias na região, a cirurgia plástica de abdominoplastia em âncora também pode ajudar, pois com ela é possível retira mais desta pele doente.

Para realizar o procedimento, entretanto, é necessário realizar uma avaliação detalhada com um cirurgião plástico para que ele determine se a intervenção é a mais adequada para o caso.

A avaliação médica geral também é fundamental, pois apenas após a estabilização do peso é possível realizar a abdominoplastia. O peso pode ser considerado estabilizado quando a variação for próxima a dois quilos em um período de 6 a 12 meses. É comum que isso ocorra após um ano da realização da cirurgia bariátrica.

Caso o paciente não sofra com excesso de pele e deseje apenas emagrecer, a abdominoplastia não é o procedimento mais indicado, sendo que uma consulta com um cirurgião plástico pode esclarecer quais outras opções o paciente pode considerar para o caso.

Como é a cicatriz da abdominoplastia em âncora?

A abdominoplastia em âncora possui esse nome devido ao formato da cicatriz resultante do procedimento. Enquanto a cirurgia tradicional resulta apenas em uma linha horizontal na região mais baixa do abdômen, na abdominoplastia em âncora a cicatriz tem o formato de um T invertido, também semelhante a uma âncora, razão pela qual o procedimento recebe esse nome.

Ainda que a cicatriz da abdominoplastia em âncora seja maior, há um cuidado do profissional para que a cicatriz horizontal fique abaixo da linha da cintura, sendo, frequentemente, encoberta pela roupa.

Independentemente do tipo de abdominoplastia que será realizada, apenas o cirurgião plástico pode confirmar a necessidade do procedimento e a viabilidade da cirurgia plástica em atender às demandas estéticas e funcionais apresentadas pelo paciente.

CTA3