Onde pode ser realizada a lipoaspiração?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que não, a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico, que envolve riscos e deve ser realizada em ambiente hospitalar na grande maioria dos casos. O principal objetivo da técnica é remover a gordura localizada em determinadas regiões para melhorar o contorno corporal.

Na cirurgia, a gordura é aspirada por meio de cânulas (tubos) de variados calibres que são introduzidas através de pequenas incisões na pele.

Embora seja diretamente relacionada à redução de medidas, é importante ressaltar que a lipoaspiração não é um procedimento que possui o intuito de reduzir o peso do paciente, mas sim proporcionar um contorno corporal mais agradável a ele.

Quando a lipoaspiração é indicada?

A lipoaspiração é indicada nas seguintes situações:

  • Pacientes que apresentam áreas do corpo com gordura localizada, mas que estão com o peso ideal ou muito próximo a ele e encontram-se em um bom estado de saúde. Nesse caso, a lipoaspiração funciona como uma forma de modelar o contorno corporal;
  • Pessoas que tenham a pele com uma boa capacidade retração, já que o procedimento não visa remover o excesso de pele, como na abdominoplastia, mas apenas a gordura localizada naquela região, podendo deixar a área um pouco flácida caso a pele não apresente boas condições

Em quais locais do corpo pode ser feita a lipoaspiração?

Os locais mais comuns que a lipoaspiração é realizada são:

  • Abdome;
  • Região lombar;
  • Flancos;
  • Coxas;
  • Pescoço;
  • Braços;
  • Costas, e
  • Região lateral das mamas.

O procedimento não é realizado em áreas de articulação, como cotovelos, parte de trás dos joelhos e tornozelos, por exemplo.

Como escolher um profissional para realizar a lipoaspiração?

Por mais que a lipoaspiração não seja considerada uma cirurgia plástica de alta complexidade, é um procedimento que exige cuidados básicos por parte do cirurgião e da equipe sendo fundamental buscar um profissional confiável para o procedimento.

Pesquise sobre o histórico do profissional, casos de sucesso, busque saber o que os pacientes anteriores têm a declarar sobre o especialista, e pergunte se, em caso de intercorrências. O local escolhido possui estrutura para um diagnóstico correto e tratamento do problema.

Outra dica importante é saber se o cirurgião plástico é um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, bem como as instituições de formação e especialização, a fim de se certificar de que o profissional é, realmente, qualificado para o serviço.

agende-sua-consulta-na-clinica-de-cirurgia-plastica-mario-farinazzo