Como funciona o preenchimento das maças do rosto com ácido hialurônico

Cada vez mais pessoas interessam-se pelos tratamentos estéticos da face com o objetivo de amenizar os sinais de envelhecimento natural. Um dos procedimentos mais desejados, mas ainda pouco conhecido é o preenchimento das maçãs do rosto com ácido hialurônico.

A flacidez e queda das maçãs do rosto ocorrem devido a diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico e  a mudanças no formato do crânio e na quantidade de gordura da face.

Além disso, algumas situações podem agravar esses sinais, como exposição solar sem protetor solar, hábitos prejudiciais, como tabaco, uso drogas em geral e ingestão exagerada de álcool. Com isso, a opção por um tratamento torna-se mais recorrente entre homens e mulheres de diferentes idades.

Como o ácido hialurônico atua no organismo?

O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e que diminui após os 25 anos. Ele é necessário para preenchimento e hidratação da pele além de atrair água para a região melhorando a aparência da pele.

O ácido hialurônico produzido sinteticamente é aplicado em pontos determinados pelo cirurgião plástico ou dermatologista que permite fortalecer as estruturas da região e atrair água para o local, preenchendo os espaços vazios entre as células, o que promove uma aparência mais volumosa e hidratada.

Assim, quando realizado o tratamento com ácido hialurônico para preenchimento das maçãs do rosto elas retomam um aspecto mais volumoso e harmônico com o restante da face.

Entretanto, para que o resultado seja como o desejado, é essencial que a aplicação seja realizada por um profissional qualificado que conheça os pontos exatos nos quais a substância é necessária.

Uma aplicação indevida do ácido pode causar uma aparência desproporcional e assimétrica na face, com as maçãs do rosto em tamanhos que não combinam com a estrutura malar ou mesmo diferenças entre os lados do rosto.

Para garantir que essas situações não ocorram, deve-se atentar à especialização do profissional que fará a aplicação, além da qualidade do produto utilizado.

A aplicação de ácido hialurônico nas maçãs do rosto é realizada em, aproximadamente, 30 minutos pelo profissional, que previamente fará um estudo da anatomia facial do paciente para identificar os pontos mais adequados para receber a substância.

A aplicação é realizada com uso de anestésico tópico e tem-se liberação médica no mesmo dia. Deve-se evitar atividades físicas intensas nas 24 horas que se seguirem ao procedimento.

Os resultados da aplicação são instantâneos, mas a total integração do produto e o aspecto final pode demorar ao redor de 1 mês. Até lá, entretanto, os resultados já são muito bons. Os efeitos da substância no organismo duram entre nove e 18 meses.

Apesar de temporário, aplicações recorrentes proporcionam um efeito cumulativo, melhorando a aparência das maças no rosto no longo prazo.

Caso deseje realizar o preenchimento das maçãs do rosto com ácido hialurônico deve-se procurar um cirurgião plástico associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).