Preenchimento facial com ácido hialurônico para tratar rugas | Dr. Mário

Preenchimento facial
com ácido hialurônico

Preenchimento com ácido hialurônico para eliminar rugas e linhas de expressão

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PROCEDIMENTO

Benefícios do Preenchimento com ácido hialurônico

  • Procedimento rápido, realizado no consultório.
  • Produto biocompatível, raros casos de rejeição
  •  Diminui quantidade de rugas
  • Promove hidratação da pele
  • Restaura o volume perdido com o envelhecimento, conferindo jovialidade à face.

Como é realizado o procedimento de preenchimento?

Os preenchimentos faciais são realizados através da injeção do ácido hialurônico com agulhas ou cânulas delicadas em regiões pré determinadas da face de acordo com o efeito desejado. Assim, para cada região, utiliza-se um tipo de ácido hialurônico específico. O tratamento costuma ter uma duração de 30 a 60 minutos a depender da quantidade de regiões a serem tratadas e é feito no próprio consultório médico. O procedimento pode ser realizado com auxílio de anestésicos em forma de creme e a maioria dos produtos contém anestésicos misturados ao ácido, o que deixa a região dormente após a aplicação. Este não é um procedimento referido como doloroso pela maioria dos pacientes sendo que algumas regiões, como ao redor da boca, podem provocar maior desconforto que outras.

Após a aplicação, a zona tratada poderá ficar um pouco inchada e avermelhada nos primeiros dias. A extensão desses efeitos varia conforme o local e a quantidade de ácido aplicado. No entanto, irão diminuir pouco a pouco e, após alguns dias, será possível perceber os reais resultados da aplicação. Para reduzir os efeitos, pode-se aplicar compressas geladas na região.

Diferenças entre toxina botulínica e Preenchimento com ácido hialurônico

Toxina Botulínica(Botox)

A toxina botulínica é utilizada para bloquear a atividade de alguns músculos e assim, diminuir a quantidade de rugas finas e médias. Está indicada para qualquer paciente que já tenha rugas e que deseje uma melhora. A aplicação não deixa o paciente sem expressão quando bem indicada e realizada.

ÁCIDO HIALURÔNICO

O preenchimento com ácido hialurônico é mais utilizado para corrigir rugas e sulcos maiores. A ideia é aumentar o volume em regiões de depressão ou onde o volume original não é suficiente para conferir um aspecto harmônico da face. Dessa maneira, mesmo pacientes jovens podem se beneficiar da sua aplicação.

Aparência Jovem

Elimina rugas e linhas de expressão

Procedimento rápido

duração entre 30 e 60 minutos

Pós procedimento

retorno às atividades cotidianas rapidamente

DÚVIDAS FREQUENTES



  • Lábios para melhora do contorno e volume:

O preenchimento labial com ácido hialurônico pode restaurar o volume a fim de se alcançar maior plenitude na estética e harmonia labial.

  • Rugas profundas e sulcos como o bigode chinês:

Quando injetado dentro da pele, reforça a estrutura e alivia as marcas e vincos na região em torno da boca.

  • Rugas ao redor da boca e olhos:

O preenchimento com ácido hialurônico preenche os sulcos e as rugas ao redor da boca e dos olhos.

  • Região dos olhos para melhora das olheiras:

As olheiras são alterações cutâneas na região dos olhos causadas muitas vezes pelo cansaço e estresse. O ácido hialurônico pode ser aplicado na área abaixo dos olhos onde não tem volume, atuando como preenchimento.

  • Maçãs do rosto para conferir mais jovialidade:

A substância permite recuperar o volume perdido na região malar.

  • Região da têmporas em pacientes muito magras:

O preenchimento das têmporas com ácido hialurônico repõe o volume que foi absorvido com o passar dos anos na região.

  • Lóbulo das orelhas em pacientes com flacidez:

A flacidez do lóbulo das orelhas é decorrente do envelhecimento, o preenchimento do lóbulo contribui para um aspecto mais jovem da face.

  • Cicatrizes em geral
  • Pequenas deformidades no nariz

Os preenchimentos causam algum desconforto que podem ser minimizados com a aplicação prévia de cremes anestésicos, gelo e uso de dispositivos vibratórios especiais que “enganam o organismo”. Algumas regiões são mais desconfortáveis, como ao redor da boca.

Os profissionais mais indicados para realizar um preenchimento são os cirurgiões plásticos e dermatologistas pois detêm maior conhecimento da face e maior senso estético. O produto a ser aplicado deve ter liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e não deve ser do tipo NÃO-ABSORVÍVEL como um denominado Metacrilato. Os produtos não-absorvíveis tendem a causar sérias complicações futuras. Veja também as condições do local onde será realizado o procedimento e desconfie de preço muito abaixo do mercado.

 

Após o procedimento é possível retornar às atividades leves no mesmo dia, sendo a prática de atividades físicas reservadas para o dia seguinte. Não é aconselhado massagear o local da aplicação, a não ser que seja orientado pelo médico. Alguns nódulos ou pequenos caroços podem se formar nos primeiros dias, mas tendem a desaparecer no decorrer do tempo. Caso não ocorra, é importante informar ao médico. Inchaço é comum, principalmente ao redor da boca. Pequenos hematomas também podem se formar e o uso de maquiagem está liberado. Não é aconselhável a exposição solar nos primeiros dias e o uso de protetores deve ser mantido.

Normalmente, o ácido hialurônico é uma substância muito segura, já que está presente no corpo humano de forma natural e a rejeição por parte do paciente é pouco frequente. Em termos gerais, o uso de ácido hialurônico é seguro desde quando este seja aplicado por um profissional idôneo e com conhecimento adequado da técnica. Não recomenda-se realizar qualquer procedimento em uma pele com sinais de irritação ou infecção (vermelha) e o preenchimento não é indicado em regiões onde já foi utilizado produtos não absorvíveis, com risco de desencadear um processo inflamatório.

 

 

Quem determina o momento ideal para começar as aplicações da substância é o profissional especialista e o paciente de acordo com as queixas. Existem pacientes jovens com um volume facial mal distribuído ou pequeno que se beneficiam muito dos preenchedores. Contudo, em geral, os pacientes acima dos 40 anos são os que mais comumente apresentam indicação.

image

CIRURGIÃO PLÁSTICO DR. MÁRIO FARINAZZO

Cirurgião plástico graduado e especializado em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo, onde é Preceptor do Setor de Rinologia da Disciplina de Cirurgia. Plástica e orienta semanalmente médicos residentes no atendimento a pacientes e na realização de cirurgias.

A fim de manter-se sempre atualizado sobre o setor de cirurgias plásticas, faz parte de grupos de estudos na área e participa anualmente de Congressos Nacionais e Internacionais.

É médico colaborador do Setor de Cirurgia Craniomaxilofacial da UNIFESP, participando do atendimento a vítimas de trauma facial.

Especialista em cirurgia plástica do nariz Rinoplastia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira.

QUER SABER MAIS ?

HOSPITAIS

client client client client client
Back to Top