Recomendações após aplicação de botox

O processo natural de envelhecimento envolve a diminuição do colágeno que, somada ao movimento dos músculos da face, resulta no aumento das linhas de expressão. Isso torna a opção por tratamentos cosmiátricos mais comuns, o que inclui a aplicação da toxina botulínica.

A toxina botulínica é utilizada para amenizar rugas e marcas de expressão que podem ser mais intensas em pessoas que mantém hábitos prejudiciais, como tabagismo, má alimentação e exposição excessiva ao sol.

Para optar pelo procedimento, entretanto, o paciente deve buscar informações complementares que torne a aplicação da toxina botulínica mais segura, sendo que o tratamento deve ser conduzido por um cirurgião plástico ou um dermatologista.

Quais as orientações do antes e depois da aplicação?

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento bastante tranquilo, quando realizado por um profissional preparado. Portanto, o principal cuidado que deve ser tomado refere-se a escolha do profissional que realizará a aplicação o que também garantirá a procedência do produto utilizado.

No período anterior à realização do procedimento deve-se avaliar, junto com o especialista, quais serão os pontos das aplicações, de acordo com as marcas de expressão que mais incomodam o paciente.

O tratamento não consiste em um procedimento cirúrgico invasivo, mas indica-se que o paciente informe o médico sobre ingestão de remédios contínuos(aspirina) , processos inflamatórios em andamento e quadro clínico.

Toxina botulínica (botox) exige cuidados após a aplicação?

Após a aplicação de botox é bastante tranquilo, não sendo comum o surgimento de complicações decorrentes do procedimento. Entre as ocorrências comuns após o tratamento estão um pouco de inchaço e pequenos hematomas nos locais nos quais houve a perfuração pela agulha.

A realização do botox, portanto, não exige cuidados demasiados, sendo necessário apenas aguardar a liberação médica para prática de atividades físicas mais intensas.

Indica-se ainda que no período posterior ao da aplicação evitem-se alguns hábitos prejudiciais, como a consumo de álcool e tabaco.

Quanto tempo dura o procedimento?

A aplicação da toxina botulínica tem uma duração de cerca de 30 minutos, sendo que o médico define previamente os pontos faciais nos quais a substância será aplicada.

O retorno às atividades está liberado logo após o procedimento desde de que sejam atividades de impacto como a corrida.

A ação da toxina botulínica ocorre entre 24 e 48 horas após a aplicação, sendo completa ao fim de 15 dias após a realização do procedimento. Nesse momento, uma avaliação com o profissional responsável poderá identificar a necessidade de uma aplicação complementar para que o resultado obtido seja mais satisfatório e alinhado às expectativas do paciente.

Em linhas gerais, a aplicação da toxina botulínica é um procedimento tranquilo que não exige preparo ou cuidados pós tratamento. O mais importante é a escolha de profissional habilitado e a compreensão das possibilidades que o tratamento pode proporcionar alinhado muito bem expectativas.