Como funciona o rejuvenescimento facial com botox?

Com o avanço da idade, as marcas de expressão e o aspecto envelhecido da pele ficam mais evidentes. Com o objetivo de atenuar essa marcas trazendo um aspecto mais leve à face, muitas pessoas optam pelos tratamentos estéticos. A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos mais buscados para esse objetivo.

O tratamento com a toxina botulínica é realizado no consultório através de pequenas injeções que minimizam ou eliminam temporariamente as linhas de expressão auxiliando também no reposicionamento de algumas estruturas, como as sobrancelhas, por exemplo.

As aplicações devem ser realizadas por um cirurgião plástico ou dermatologista, pois, apesar de aparentemente simples, este procedimento exige o conhecimento da anatomia da face e da dinâmica das expressões faciais para um resultado otimizado.

Saiba quando realizar o tratamento de rejuvenescimento facial com a toxina botulínica e como ela age na face!

Para que serve o rejuvenescimento facial com botox?

A diminuição da produção de colágeno entre outros fatores que causam mudanças na qualidade da pele propiciam o aparecimento de rugas e a alteração na posição de estruturas, como as sobrancelhas, por exemplo. Essas mudanças, quando somadas, conferem um aspecto mais cansado e envelhecido à face. Pacientes com estas características representam a maior demanda para a aplicação da toxina.

Apesar do aparecimento de rugas mais profundas serem mais comuns em pacientes após os 50 anos, paciente mais jovens podem se beneficiar do tratamento como forma de prevenção além e para corrigir a atividade muscular de algumas áreas como descrito abaixo e que não têm relação com o envelhecimento.

A toxina botulínica é indicada em casos de:

  • pés de galinha na região dos olhos;
  • bandas grossas no pescoço;
  • rugas na testa;
  • rugas entre as sobrancelhas (glabela) ;
  • sorriso gengival;
  • queda escessiva da ponta nasal;
  • diminuição do volume da musculatura do queixo e mandíbulas (mulheres com mandíbula muito masculinizadas).

Em que região da face a toxina botulínica é indicada

O tratamento com a toxina botulínica, portanto, age diminuindo a ação de músculos específicos o que atenua rugas, melhora a posição de estruturas e sua dinâmica durante as expressões. Tudo isso, em conjunto, traz um aspecto mais leve e rejuvenescido ao rosto o que impacta sobremaneira na autoestima dos pacientes.

É importante ressaltar que a ação da toxina botulínica, apesar de transitória, tem um efeito cumulativo que é permanente. Ou seja, quando aplicada de maneira rotineira (1 vez ao ano), a musculatura tratada diminui sua ação, mantendo assim os resultados a mais longo prazo.

Muitas pessoas têm medo de ficar “sem expressão” ou totalmente ”paralisado” após a aplicação da toxina. Esse medo não é totalmente infundado, mas escolhendo profissional competente que domina a técnica e entende o desejo do paciente, esse risco é pequeno.

Como a toxina botulínica atua no rosto?

A toxina botulínica é um complexo proteico extraído da bactéria Clostridium botulinum e usado na área médica com diversos fins. No caso das aplicações faciais, utiliza-se uma agulha muito fina para injetar quantidades reduzidas de toxina botulínica em músculos específicos da face.

Os músculos que recebem a aplicação devem ser escolhidos cuidadosamente pelo cirurgião plástico, para que apenas aqueles que geram as rugas sejam enfraquecidos com a aplicação, o que permite alcançar um resultado mais natural, no qual as expressões faciais do paciente são preservadas.

A aplicação da toxina botulínica dura, em média, 30 minutos, dependendo de quantos pontos serão tratados. Na face, a aplicação da substância bloqueia, temporariamente, a contração muscular, impedindo que as linhas de expressão se formem.

A ação do botox ocorre entre 24 e 48 horas após a aplicação, sendo necessário esperar aproximadamente 15 dias para obtenção do resultado final. Com o tempo, a substância diminui a ação, no entanto, os resultados da aplicação da toxina botulínica são cumulativos e, portanto, pessoas que realizam um tratamento correto têm menos chances de desenvolver novas linhas de expressão, além de minimizar as marcas que já a incomodavam.

Para realizar um tratamento de rejuvenescimento facial com botox deve-se procurar um cirurgião plástico de confiança, pois os conhecimentos do profissional sobre a dinâmica da face, assim como a procedência e manuseio do material são essenciais para alcançar os melhores resultados estéticos com a aplicação da toxina botulínica.