Relação entre abdominoplastia e gravidez

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem o objetivo de retirar o excesso de gordura e pele da região abdominal. O procedimento é geralmente realizado quando o paciente possui excesso de flacidez, seja por redução de peso ou por histórico de gravidez.

Nesta cirurgia, é retirado um fuso de pele e gordura inferiormente à cicatriz umbilical e a musculatura do abdome pode ser reposicionada, conferindo um contorno mais harmônio à região. Outra mudança importante ocorre na região pubiana, que pode ser elevada. Na técnica clássica, as cicatriz da abdominoplastia fica posicionada na região inferior do abdome e podem ser escondida pela roupa íntima ou de banho.

Abdominoplastia: o que você precisa saber

Embora seja feita por homens e mulheres, a abdominoplastia costuma ser uma das principais indicações para mulheres que passaram recentemente por gestação. O motivo desta procura decorre do fato de que durante a gravidez a pele é esticada, gerando não somente o aparecimento de estrias, mas um excesso de flacidez que normalmente a realização de dietas ou atividades físicas não consegue eliminar.

É comum que se recorra à abdominoplastia quando não se pensa em ter uma segunda gestação ou quando o intervalo entre a cirurgia plástica e a próxima gestação seja, no mínimo, de dois anos. Esta orientação é importante porque o resultado da abdominoplastia pode ser perdido, apesar de não causar nenhum prejuízo para o bebê.

Cuidados no pós-operatório

-Após a cirurgia, a paciente permanece internado por 1 ou 2 dias no hospital para observação e para receber cuidados relacionados ao controle da dor e prevenção de trombose.

-Evitar esforço físico

-Cuidar dos curativos de acordo com as orientações

-Anotar quantidade de líquido do dreno caso presente

-Alimentação leve e bem equilibrada

-Tomar medicamentos conforme prescrito

-Não fazer banho de imersão (banheira, piscina) até a liberação do médico

-Andar com o tronco levemente curvado para frente caso orientado pelo cirurgião plástico

-Dormir de barriga para cima e com pernas levemente flexionadas.