Rinoplastia: cirurgia do nariz melhora a autoimagem

A face é o nosso cartão de visitas e por estar em maior evidência é alvo de muitas intervenções estéticas. A cirurgia plástica do nariz é a mais popular entre elas. Seja para corrigir questões funcionais, como obstrução ou desvio de septo, ou imperfeições relacionadas a tamanho, formato e harmonia. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia ocupa uma das primeiras posições do ranking no Brasil. O aumento foi de 40%, entre os anos 2011 e 2013.

A maioria das pessoas recorre ao procedimento por terem sofrido algum tipo de trauma ou preconceito, geralmente, durante a infância ou adolescência. Apesar de ser um problema comum nesses períodos da vida, onde a autoafirmação e padrões estéticos são muito valorizados, não é uma questão exclusiva dessa época.

Muitos homens e mulheres de idade mais avançada também fazem a cirurgia para disfarçar e corrigir os impactos do envelhecimento. Afinal, com o passar do tempo, as cartilagens ficam mais visíveis e os poros mais dilatados, o que ajuda a intensificar as rugas e marcas de expressão.

Alguns especialistas não recomendam a cirurgia para menores de 18 anos, pois trata-se de um procedimento com maior impacto na imagem, e a maioria não possui controle sobre possíveis frustrações, característica mais comum em pessoas mais maduras.

Independentemente da idade, o fator psicológico deve estar equilibrado antes de realizar a cirurgia. Além disso é importante que o paciente saiba exatamente todas as etapas de uma intervenção cirúrgica, que envolve exames pré-operatórios, riscos, cuidados pós-cirúrgicos e expectativas em relação aos resultados.

Como é feita a cirurgia de rinoplastia?

Antes de solicitar exames pré-operatórios, o cirurgião plástico faz uma avaliação do paciente. Essa análise pode ser considerada mais valiosa do que a própria intervenção. Durante a consulta o especialista faz perguntas relacionadas à saúde e hábitos diários. É de extrema importância que nenhuma particularidade seja omitida nesse momento, pois muitos detalhes do procedimento são decididos com base nas respostas do cliente, como por exemplo, o  tipo de anestesia.

A anestesia pode ser local com auxílio de sedativos ou geral. A duração da cirurgia pode variar entre duas e cinco horas. A rinoplastia envolve duas técnicas: a aberta (realizada na coluna entre as narinas, onde é feita um pequeno corte), e a fechada (parte interior da narina). Nesse último caso, as incisões não são visíveis.

Geralmente, o procedimento é indolor, mas analgésicos simples são suficientes caso necessário.

Quais os principais cuidados pós-operatórios?

A recuperação da rinoplastia varia caso a caso, mas de forma geral, nos primeiros dois a três dias o inchaço e pequenos sangramentos causam certo desconforto. Além disso, alguns pacientes podem apresentar certa dificuldade para respirar pelo nariz. É importante ressaltar que com técnicas mais modernas, não são necessários uso de tampões ou dos chamados “splints” nasais, o que é grande avanço no sentido de proporcionar mais conforto nesse período tão delicado.

Todo processo cirúrgico envolve algumas precauções após a conclusão. Veja quais são os principais:

  • Alimentação pastosa e morna nos primeiros dias;
  • Compressas frias no rosto;
  • Evitar alimentos muitos salgados;
  • Uso de descongestionantes indicados pelo especialista;
  • Repouso de sete dias;
  • Uso de filtro solar;
  • Uso de óculos apenas após liberação do médico.

É importante salientar que o efeito é visível no primeiro mês, porém o resultado definitivo pode demorar até três anos.

Vantagens e impactos na harmonia da face

Toda cirurgia envolve riscos, porém,  realizada de forma criteriosa, a rinoplastia traz muita  satisfação. Além da melhora estética, a operação pode proporcionar correções funcionais como tratamento do desvio de septo e apneia do sono entre outros.

Do ponto de vista estético, vale ressaltar que qualquer face possui assimetrias e mesmo a melhor técnica nas mãos do melhor cirurgião não garante um nariz perfeito. O paciente que espera resultados realistas certamente tem mais chance de ficar satisfeito. Muitos indivíduos relatam que a vida passou por uma grande transformação principalmente pela melhora da autoconfiança proporcionada pela rinoplastia.

Consulta