Rinoplastia: Qual o tamanho e formato ideal do nariz?

Considerada a mais complexa das cirurgias plásticas, a rinoplastia é uma das mais procuradas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP. A intervenção pode ser realizada para corrigir problemas funcionais (hipertrofia das conchas nasais, insuficiências de válvulas e desvio de septo) e estéticos.

Muitas pessoas acham que a boca e os olhos são os pontos que mais se destacam no rosto, porém não sabem que o nariz é o fator que dá mais equilíbrio a região. Portanto, uma face com um nariz bem desenhado sempre será considerada elegante e harmoniosa.

Atrizes e famosas, muitas vezes, são apontadas como referência por muitas clientes que desejam realizar a rinoplastia. A ex-modelo brasileira Gisele Bündchen, Scarlett Johansson, Alessandra Ambrósio e  Kate Middleton estão entre as celebridades reconhecidas por terem narizes considerados perfeitos. Porém, esses padrões não podem ser estabelecidos para todas as pessoas, pois os indivíduos apresentam formatos de rosto diferentes uns dos outros.

Para definir o formato ideal do nariz são avaliados uma série de fatores:

  • Tipo de pele;
  • Características de etnia;
  • Proporções da face;
  • Anatomia atual do nariz;
  • Vias respiratórias;

O tipo de pele é um dos fatores mais determinantes no momento de decidir o novo formato do nariz. Uma pele mais fina, por exemplo, além de ter maior capacidade de retração, favorece às cirurgias que necessitam de grande diminuição. Já peles mais grossas não permitem uma redução drástica, pois possuem cartilagem fortalecida e menor capacidade de contração.

Vale ressaltar que, a vontade do paciente é levada em consideração no momento de decisão do novo formato. O especialista avalia minuciosamente os detalhes do rosto do paciente e utiliza alguns guias para definir a forma ideal do nariz, além do seu senso estético.

A cirurgia plástica de rinoplastia bem executada é aquela na qual os observadores mais frequentes, como família e amigos, percebem uma mudança, mas não conseguem identificar com exatidão qual é a transformação.

A influência da idade na rinoplastia

Tanto homens quanto mulheres, com o passar do tempo, apresentam um caimento natural da ponta nasal. Essa característica é consequência do envelhecimento, mas pode começar a acontecer antes mesmo dos 35 anos. Por isso, algumas pessoas optam por realizar a cirurgia do nariz neste período da vida.

A queda estrutural do nariz dependerá de um conjunto de elementos, como genética, idade, ossos, cartilagem, músculos e pele.

Outra característica modificada com os anos é o tamanho do nariz. Isso acontece devido a flacidez da pele e também pela falta de rigidez da cartilagem. As extremidades de diversas estruturas ósseas são formadas por regiões cartilaginosas, que continuam a crescer e por isso, o nariz aumenta com o passar do tempo.

Ao optar por uma rinoplastia, o paciente deve saber que o resultado final da cirurgia pode demorar até três anos. Porém, a operação pode ajudar a melhorar não só a aparência, mas também a respiração.

Procure um especialista da sua confiança e tire todas as suas dúvidas antes de se submeter à operação. O alinhamento sobre as expectativas do resultado é de extrema importância tanto para o paciente quanto para o cirurgião plástico.

Contato Mário Farinazzo