Rinoplastia: Cirurgia plástica do nariz

Rinoplastia

 A rinoplastia é uma das especialidades do Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico.

A intervenção está entre as mais complexas , pois   altera uma área bastante evidente na qual um resultado satisfatório estético e funcional depende de um conjunto de variáveis, como:

  • Tipo de pele e sua capacidade de retração;
  • Formato e rigidez das estruturas cartilaginosas;
  • Estrutura óssea;
  • Vias respiratórias;
  • Técnica utilizada.

A vontade do paciente é alinhada com as possibilidades cirúrgicas após um estudo de todos os itens  acima juntamente com uma análise de proporção entre todas as estruturas faciais.

As queixas estéticas relacionadas ao nariz são muito comuns. Qualquer alteração ou traço mais marcante atrai muito a atenção do paciente e de terceiros. O formato do nariz tem relação com a carga genética, o desenvolvimento da face e eventuais traumas decorrentes de acidentes ou procedimentos cirúrgicos prévios. Algumas doenças, como a leishmaniose, também podem causar alterações na estrutura nasal.

Muitos pacientes nutrem um certo descontentamento com o formato do nariz desde a adolescência, fase na qual os padrões estéticos podem ser supervalorizados. É neste momento que grande parte dos pacientes procura um especialista em rinoplastia. Porém, muitos postergam a intervenção até a fase adulta por insegurança ou questões financeiras.

O médico cirurgião,  especialista em rinoplastia, Dr. Mário Farinazzo atende pacientes nas cidades de São Paulo e Jundiaí – SP.

Dúvidas frequentes sobre o antes e o depois da rinoplastia

Quero fazer uma rinoplastia. Como devo escolher um cirurgião plástico?

É importante averiguar a frequência com que o médico faz a cirurgia, afinal a intervenção exige constante aprimoramento para atingir bons resultados estéticos e funcionais. Além disso, é fundamental que o cirurgião plástico escolhido esteja devidamente credenciado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP.

Em quanto tempo após a cirurgia é possível notar mudanças no nariz?

A transformação é perceptível no primeiro dia. Porém, o resultado final pode demorar até 3 anos.

Tenho desvio de septo e gostaria de aproveitar para corrigir um defeito
estético no meu nariz. O convênio cobre a cirurgia?

O convênio médico arcará apenas com as despesas da operação do desvio de septo. Alguns hospitais cobram 50% do pacote da cirurgia estética, caso ela seja realizada em conjunto com a funcional. Os honorários médicos do procedimento são cobrados à parte.

Ficarei muito(a) inchado(a)?

O edema é maior no caso da necessidade de realizar uma fratura óssea. Essa necessidade só pode ser avaliada na consulta médica.

Quanto tempo ficarei com curativos?

Os curativos são retirados em 1 semana.

Quanto tempo demora a cirurgia de rinoplastia??

O tempo do procedimento pode variar entre 2 e 5 horas.

Qual o tipo de anestesia?

A rinoplastia pode ser feita com anestesia local com sedação ou anestesia geral.

A rinoplastia é dolorosa?

Geralmente, a cirurgia é pouco dolorosa. Na maioria dos casos, os pacientes apenas requerem analgésicos simples, como dipirona e paracetamol.

Qual a importância dos fatores psicológicos para a realização da rinoplastia?

A estabilidade emocional é um fator primordial na realização de uma intervenção cirúrgica de natureza estética. A rinoplastia pode ajudar a melhorar, além da aparência e aspectos respiratórios, a autoconfiança. Já que muitas pessoas se sentem inferiorizadas por conta da autoimagem. Mesmo assim, vale ressaltar que as questões psicológicas devem estar equilibradas antes de realizar o procedimento.

Ficarei internado (a)?

A alta hospitalar pode ser no próprio dia, caso a cirurgia seja realizada na parte da manhã, mas a maioria dos pacientes recebe liberação no dia seguinte à cirurgia.

Posso ficar com alguma cicatriz?

A rinoplastia envolve duas técnicas: a aberta e a fechada. No primeiro método é feita uma pequena incisão na columela (coluna entre as narinas). Neste caso, a sinal é quase imperceptível, principalmente após o período total de cicatrização.
O procedimento fechado é efetuado dentro das narinas e, portanto, possíveis marcas não são visíveis.

Quando posso retomar minhas atividades?

Geralmente, as atividades leves podem ser retomadas entre 5 a 7 dias, após a cirurgia. Exercícios físicos, que exigem maior esforço, devem ser reiniciados após, no mínimo, 30 dias.

 Quer saber mais?

Se você tem mais dúvidas, estamos sempre a disposição para esclarece-las.

Clique abaixo para enviar sua pergunta, ou ligue para o nosso telefone 11 3032 0981.

Para sua comodidade atendemos com hora marcada, entre em contato e agende seu horário. 

Seu nome (obrigatório)

Seu email (obrigatório)

Assunto

Como nos encontrou?

Messagem

Conheça mais sobre a Rinoplastia no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP.

Back to Top