Rinosseptoplastia

Cirurgia de Rinosseptoplastia

Nos consultórios e clínicas de cirurgia plástica são comuns os especialistas se depararem com situações nas quais os pacientes buscam procedimentos para correções estéticas, funcionais e, em alguns casos, com ambos objetivos. É o caso da rinosseptoplastia.

A rinosseptoplastia é definida pela união de duas cirurgias plásticas de nariz num mesmo procedimento. A rinoplastia, que possui o intuito de corrigir imperfeições na aparência do nariz do paciente, podendo ser de tamanho, forma etc. E a cirurgia de septoplastia, que consiste na cirurgia plástica que corrige o desvio de septo nasal, condição que afeta e prejudica a capacidade respiratória do paciente.

Existem muitos casos que, devido ao desvio de septo, o paciente apresenta alterações estéticas no nariz. Contudo, é importante deixar claro que a septoplastia por si só não possui finalidade estética, sendo necessário associar à rinoplastia para esse fim.

Como é realizada a rinosseptoplastia?

Como é realizada a rinosseptoplastiaBem como no procedimento de rinoplastia ou de septoplastia, durante a cirurgia de rinosseptoplastia o especialista realiza pequenas incisões para acessar a estrutura nasal que necessita de ajustes. A cirurgia pode ser feita sob analgesia local ou geral, variando de acordo com as necessidades de cada caso.

O cirurgião plástico  realiza as correções necessários para alcançar o resultado esperado pelo paciente, como a redução ou correção de protuberâncias, bem como os ajustes do desvio de septo nasal, em muitos casos, com o auxílio de um otorrinolaringologista.

É muito importante salientar que é raro encontrar uma pessoa que não apresente algum grau de desvio de septo e uma estrutura nasal perfeita. No entanto, a rinosseptoplastia é indicada para alguns casos específicos.

Para quem a rinosseptoplastia é indicada?

Na maioria dos casos, o paciente que busca a rinosseptoplastia apresenta alguma dificuldade respiratória e, ao mesmo tempo não está satisfeito com a aparência do nariz. Nessas situações, após a avaliação do especialista, é confirmada a indicação do procedimento.

Contudo, existem casos em que a cirurgia para correção de desvio de septo associada à rinoplastia é mais indicada. Além do desconforto com a aparência do nariz, o paciente deve apresentar:

  • Desvio de septo que prejudica a respiração;
  • Dores de cabeça constantes que possam ter relação com o desvio septal;
  • Constipação nasal frequente;
  • Quadros de sinusites recorrentes.

Mas apenas um cirurgião plástico especialista em correção do nariz poderá orientar se a rinosseptoplastia é ideal para o caso. Não deixe de buscar um profissional de confiança, de preferência, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

 

 Quer saber mais?

Se você tem mais dúvidas, estamos sempre a disposição para esclarece-las.

Clique abaixo para enviar sua pergunta, ou ligue para o nosso telefone 11 3032 0981.

Para sua comodidade atendemos com hora marcada, entre em contato e agende seu horário. 

Entre em contato

Seu nome (obrigatório)

Seu email (obrigatório)

Assunto

Como nos encontrou?

Messagem

Back to Top