Tratamento para rugas e linhas de expressão da face | Dr. Mário

Rugas e linhas de expressão

Tratamento com toxina botulínica ameniza rugas e linhas de expressão

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PROCEDIMENTO

Como a toxina botulínica ajuda a eliminar rugas e linhas de expressão

  • Confere um aspecto descansado à face.
  • Diminui a quantidade de rugas.
  • Melhora o contorno dos olhos e reposiciona sobrancelha
  • Previne o aparecimento de linhas de expressão

Como é realizado o tratamento para rugas e linhas de expressão

Com as queixas principais do paciente em mente, o médico avalia a face em repouso e durante as movimentações mais comuns como sorrir, expressões de susto e de preocupação. À partir de então traça um plano de tratamento com os pontos que receberão a toxina e em quais quantidades. Então, após limpar o rosto do paciente, o médico aplica a substância com uma pequena seringa e agulha extra fina. Nesta etapa é possível utilizar cremes anestésicos, gelo e outros dispositivos para diminuir a dor, que já é muito tolerável.

O tratamento para rugas e linhas de expresão tem uma duração média de 30 minutos, é realizado no próprio consultório e o paciente pode retornar às atividades habituais quase que imediatamente. Apesar da possibilidade do surgimento de pequenos hematomas, estes não são comuns e podem ser disfarçados com uma maquiagem.

O início da ação da toxina se dá em 24 a 48 horas após a aplicação e seu efeito pleno, em 15 dias, quando é recomendável uma reavaliação para possíveis refinamentos.

Aparência mais Jovem

Eliminação de rugas confere uma aparência mais jovem

Resultados

duram de 4 a 6 meses

Efeitos

resultados perceptíveis em poucos dias

DÚVIDAS FREQUENTES



A substância tem seu uso mais comum para a melhora de rugas finas e médias da região da testa, ao redor dos olhos (o famoso pés de galinha) e entre as sobrancelhas, mas sua aplicação é muito vasta, sendo utilizada também para correção de rugas ao redor da boca (comum em fumantes), sorriso gengival, queda dos cantos da boca, nariz que cai ao sorrir, bandas no pescoço além de ser utilizada para diminuir a ação e o volume de um músculo da mastigação (masseter) que pode dar uma aspecto masculinizado para pacientes do sexo feminino.

A dor é muito tolerável, mesmo para os pacientes mais sensíveis. Como auxílio, podem ser utilizados cremes anestésicos minutos antes da aplicação além de gelo e dispositivos vibratórios durante as picadas. Lembrando que a seringa e agulhas utilizadas são de calibre extra fino.

Os pés de galinha marca o aparecimento de rugas e linhas finas e superficiais no entorno dos olhos e surgem naturalmente com o envelhecimento e com a contração muscular repetitiva das pálpebras. O tratamento para pés de galinha é realizado com a aplicação da toxina botulínica em pontos estratégicos que tem como foco aliviar a tensão da musculatura e suas contrações. Os resultados duram em média 6 meses.

O envelhecimento ocasiona a perda do colágeno da pele como consequência da lentidão de diversos processos metabólicos, natural no processo de envelhecimento.

A diminuição do colágeno faz que as estruturas epiteliais sejam mais fracas, a pele mais fina, cabelo menos forte e então começa o processo de flacidez com o aparecimento das rugas. Além disso, a redução da quantidade de colágeno afeta a elasticidades dos ligamentos e tendões. As articulações também são afetadas tornando-se menos flexíveis. Ou seja, a falta de colágeno ocasiona a formação de rugas, linhas de expressão e influencia no aparecimento de doenças como artrose e outras ligadas ao sistema músculo-esquelético.

O ácido hialurônico é um importante aliado na redução e eliminação das rugas e linhas de expressão. A sua aplicação é amplamente recomendada para pacientes que desejam acabar com determinadas marcas ocasionadas pelo envelhecimento.

Por meio das injeções de ácido hialurônico é possível efetuar o preenchimento de locais afetados por rugas e linhas de expressão. Ou seja, é possível reconstruir locais que perderam volume. Embora a substância possa ser usada para diversas situações, o ácido hialurônico é fundamentalmente eficaz no combate ás linhas de expressão.

Não é recomendável para grávidas e durante a amamentação. Também está contraindicado aplicar em regiões que tenham algum sinal de inflamação ou infecção. Deve ser evitado em pacientes com história conhecida de hipersensibilidade à toxina botulínica.

Quem determina o momento ideal para começar as aplicações da substância é o profissional especialista e o paciente de acordo com as queixas. Existem pacientes com idade entre 20 e 30 anos que já podem se beneficiar do uso da toxina como forma preventiva.

image

CIRURGIÃO PLÁSTICO DR. MÁRIO FARINAZZO

Cirurgião plástico graduado e especializado em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo, onde é Preceptor do Setor de Rinologia da Disciplina de Cirurgia. Plástica e orienta semanalmente médicos residentes no atendimento a pacientes e na realização de cirurgias.

A fim de manter-se sempre atualizado sobre o setor de cirurgias plásticas, faz parte de grupos de estudos na área e participa anualmente de Congressos Nacionais e Internacionais.

É médico colaborador do Setor de Cirurgia Craniomaxilofacial da UNIFESP, participando do atendimento a vítimas de trauma facial.

Especialista em cirurgia plástica do nariz Rinoplastia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira.

QUER SABER MAIS ?

HOSPITAIS

client client client client client
Back to Top