Septoplastia – Cirurgia do Desvio do Septo

Cirurgia de Septoplastia

Quando uma pessoa decide buscar um especialista em cirurgias plásticas do nariz, normalmente, ela possui dois objetivos possíveis: corrigir imperfeições estéticas, tais como o tamanho ou o formato do nariz, ou melhorar questões funcionais, ou seja, alterações que estejam afetando a respiração.

Dentre as cirurgias plásticas realizadas para melhorar a função da respiração, destaca-se a que corrige o desvio de septo nasal, conhecida como septoplastia. Normalmente indicada para pacientes que apresentam sintomas, tais como:

  • Constipação nasal constante;
  • Dificuldade para respirar durante a prática de atividades físicas;
  • Sinusites recorrentes;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações no olfato e paladar, entre outras queixas.

O que é o desvio de septo?

O que é o desvio de septoO septo nasal é uma estrutura composta por osso e cartilagem, recoberta de mucosa, que divide o nariz nas duas fossas nasais ou cavidades nasais.

O ideal é que o septo divida o espaço para ambas fossas nasais igualmente, no entanto, em alguns casos, o septo pode sair da linha média e entortar para um ou ambos os lados.

Essa alteração é definida como desvio do septo nasal, que pode ser causado por traumas nasais ou malformações da estrutura nasal ao longo do desenvolvimento na infância ou adolescência,

O desvio de septo impede que a entrada de ar seja suficiente para a respiração do paciente, causando má ventilação, que pode afetar na capacidade respiratória, prejudicar a qualidade do sono e, consequentemente, de vida da pessoa acometida pelo desvio. Sendo, na maioria dos casos, indicada a correção do desvio por meio da cirurgia de septoplastia.

Como a  cirurgia de septoplastia é realizada?

O procedimento de septoplastia é feito com anestesia geral, pois a manipulação do septo é muito incômoda e dolorosa. A cirurgia inicia-se com uma pequena incisão na mucosa para acessar a estrutura do septo e visualizar o desvio.

Então, o  cirurgião plástico  realiza a remoção e remodelagem da cartilagem, caso necessário, e o reposicionamento do septo nasal na posição considerada correta.

Além disso, pode utilizar placas de material absorvível (placa de PDS) que auxiliam a manutenção da nova forma e posição. Após isso, é realizado o fechamento da incisão com suturas, o uso do incômodo tampão nasal depende do caso e da técnica utilizada sendo, na maioria das vezes, dispensável.

A septoplastia não resulta em cicatriz aparente. Além disso, devido aos avanços da técnica, os pontos utilizados são absorvidos pelo organismo, além de não exigir, na maioria das vezes, o uso de tampões nasais no processo pós-cirúrgico.

 Quer saber mais?

Se você tem mais dúvidas, estamos sempre a disposição para esclarece-las.

Clique abaixo para enviar sua pergunta, ou ligue para o nosso telefone 11 3032 0981.

Para sua comodidade atendemos com hora marcada, entre em contato e agende seu horário. 

Entre em contato

Seu nome (obrigatório)

Seu email (obrigatório)

Assunto

Como nos encontrou?

Mensagem

Back to Top