Principais vantagens do preenchimento labial

O preenchimento labial é um procedimento estético minimamente invasivo indicado para pessoas com que queiram melhorar o aspecto dos lábios, deixando-os mais desenhados, turgidos e volumosos. A técnica ainda pode ajudar a amenizar as pequenas rugas que se formam ao redor da boca ou “código do barras”, presente, principalmente em fumantes.

Esse tipo de intervenção estética já ficou conhecida por marcar demais a região labial, entretanto, com o desenvolvimento de novos produtos e técnicas mais precisas.

Também é importante que a aplicação seja conduzida por um cirurgião plástico qualificado. O profissional deve avaliar a face como um todo e depois os lábios, para então, junto com o desejo do paciente, realizar a aplicação para atingir o resultado esperado.

Como é realizado o preenchimento labial?

Antes de se submeter ao preenchimento labial, o paciente deve saber como o mesmo é realizado. O procedimento pode ser realizado no próprio consultório do médico e, após a aplicação de um creme anestésico ou anestesia local, é realizada a aplicação, normalmente utilizando o ácido hialurônico.

A substância pode ser aplicada no contorno do lábio para deixá-lo mais desenhado ou na região vermelha para dar mais volume. É importante que o procedimento seja feito em etapas e com cautela para que fique o mais perfeito possível.

A aplicação leva, em média, 40 minutos sendo que o paciente pode retomar suas atividades (exceto exercícios físicos) logo em seguida. O inchaço nos lábios pode durar cerca de 3 dias e o resultado definitivo pode ser visto em duas semanas.

Algumas vezes, é recomendado que o paciente retorne dentro de alguns dias para avaliar o resultado e, se necessário, realizar refinamentos.

A grande vantagem do uso do ácido hialurônico é que ele não sofre rejeição pois é uma molécula produzida naturalmente para dar sustentação a uma série de tecidos do nosso corpo.

Quais os benefícios do procedimento?

Dentre os benefícios que o preenchimento labial oferece, o mais expressivo deles está relacionado com a possibilidade de melhorar a estética dos lábios utilizando uma técnica pouco invasiva e bastante segura.

Outros benefícios do preenchimento labial:

  • ainda que o ácido hialurônico seja absorvido pelo corpo, alguns de seus efeitos podem continuar ativos por cerca de um ano e meio após a aplicação. Mantendo os lábios com mais volume;
  • pelo fato do ácido hialurônico ser produzido pelo próprio organismo as chances de reação alérgica são extremamente baixas;
  • proporciona uma aparência mais hidratada aos lábios;
  • permite reverter ou amenizar problemas como boca torta ou desproporcional;
  • ameniza linhas de expressão da região da boca, não apenas dos lábios em si;
  • diferente de preenchimentos realizados com o metacrilato (PMMA), o preenchimento realizado com ácido hialurônico pode ser revertido caso a paciente não goste do resultado.

O profissionalismo do cirurgião plástico responsável por realizar o preenchimento labial é fundamental para que o resultado obtido seja mais satisfatório e natural. Converse com o seu médico sobre como é realizado o procedimento e também qual substância será usada para o preenchimento.