Depositphotos_279099888_l-2015

Ressecção das asas nasais: o que é o procedimento e em quais situações ele é mais indicado

A cirurgia plástica no nariz é um dos procedimentos mais buscados no mundo. Seja para corrigir imperfeições estéticas ou funcionais, realçar qualidades ou alterar o formatoé fato que quase todo mundo tem um ou outro detalhe que gostaria de mudar.

Um pedido muito comum na lista é a redução do tamanho das asas nasais (narinas), que quando são demasiadamente largas podem causar o famoso aspecto de “nariz de batata”.

Algumas vezes, a característica do “nariz de batata” não harmoniza bem com o rosto da paciente, o que gera desconfortos e inseguranças, um dos principais fatores de decisão na hora de buscar um procedimento corretivo.

Porém, é comum o receio com um procedimento cirúrgico, e este acaba sendo o motivo de alguns pacientes postergarem indefinidamente a correção de um incômodo.

O que muitos não sabem é que, no caso das asas nasais, existe uma opção mais simples do que a rinoplastia e de recuperação muito mais rápida:é a “Ressecção das asas nasais”.

O que é o “Nariz de batata”?

Antes de falar do procedimento, vamos entender um pouquinho o que faz com que o nariz seja denominado um “nariz de batata”.

Esse termo popularizado no Brasil refere-se a narizes que têm pouca projeção e possuem as narinas mais largas e abertas. É um traço genético e, de forma alguma, um “defeito”.

Assim como narizes caídos, demasiadamente grandes, pequenos, arrebitados, entre outros, eles podem ser perfeitamente harmoniosos com o rosto, porém, em alguns casos, o paciente não está satisfeito com o traço e deseja fazer uma correção para um formato mais compatível com a harmonia da face.

Correção essa que pode ser feita pela tradicional rinoplastia ou pelo procedimento que dá título a este artigo, a ressecção das asas nasais.

O que é ressecção das asas nasais?

Entender o que significa o nome do procedimento é muito simples. Vamos dividi-lo em dois:

  • Ressecção: termo médico utilizado para a remoção cirúrgica de parte de um tecido, estrutura ou órgão. A ressecção pode ser utilizada para remover tumores, tecido infectado, ou como é o nosso caso, para correções estruturais.
  • Asas Nasais: são as estruturas de tecido que formam as narinas.

Dessa maneira, entendemos por ressecção das asas nasais a remoção cirúrgica e precisa de tecido para adequar o tamanho do nariz.

 

Como é feito o procedimento?

Para o procedimento, médico e paciente devem, primeiramente, definir qual a forma de anestesia será utilizada, local ou sedação venosa.

Com a anestesia local, é possível que o procedimento seja feito na própria clínica do cirurgião, porém, no caso de sedação venosa, será necessário ambiente hospitalar.

Saiba mais sobre sedação para procedimentos de rinoplastia.

A ressecção das asas nasais é um procedimento simples. Feita a sedação (local ou venosa), o cirurgião fará a ressecção, ou seja, remover tecido das asas de maneira a reduzir a abertura das narinas. Após a remoção, o médico irá reposicionar os tecidos de maneira adequada, evitando cicatrizes aparentes da operação.

A quantidade de tecido removido e o resultado final são calculados previamente pelo cirurgião, de modo a manter as características étnicas da pessoa e proporcionar um resultado estético harmonioso ao rosto do paciente.

Como é a recuperação da ressecção das asas nasais?

Uma das maiores vantagens deste procedimento em relação à rinoplastia clássica é o seu processo de recuperação.

Como não há manipulação dos ossos e cartilagens que compõem o nariz, o tempo de recuperação é consideravelmente reduzido e a alta ocorre pouco tempo após o procedimento.Há a possibilidade de retomar a rotina ainda mesmo no dia seguinte.

O cirurgião responsável deverá te orientar sobre a necessidade de suspensão de atividades físicas para garantir uma melhor cicatrização.

Inchaço e vermelhidão locais são comuns, porém, os grandes hematomas ao redor dos olhos, comuns na rinoplastia, são raros.

Para a recuperação, o paciente deverá seguir à risca todas as orientações do médico responsável, que poderá recomendar compressas e sono com a cabeça em posição elevada nos primeiros dias, além de evitar exposição solar.Caso haja necessidade, o médico poderá receitar analgésicos.

A ressecção das asas nasais pode também ser feita em associação à rinoplastia, e nesse caso deverá considerar a avaliação do processo de recuperação dos dois procedimentos conforme for orientado pelo médico responsável.

Para mais informações sobre esse ou outro procedimento e demais técnicas realizadas por nossa clínica acompanhe nosso blog, ou entre em contato por meio de nosso formulário para agendar uma consulta!

Compartilhe

Foto de Dr. Mario Farinazzo

Dr. Mario Farinazzo

Formado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Dr. Mário Farinazzo tem mais de 10 anos de experiência como cirurgião. É pioneiro na técnica de Rinoplastia Preservadora, tendo uma das maiores experiências no Brasil.