Como a rinoplastia evoluiu na história

A cirurgia de nariz passou por várias mudanças até os procedimentos atuais

A rinoplastia tem um histórico um tanto inusitado. As primeiras cirurgias de nariz datam por volta dos anos 2.500 a.C. no Egito e na Índia, quando era comum que o órgão sofresse cortes severos entre inimigos.

Assim, elas eram mais limitadas à reparação de danos provocados e não simplesmente por insatisfação pessoal. O procedimento como conhecemos hoje só se iniciou mesmo no século passado.

As cirurgias costumavam deixar cicatrizes visíveis na pele, ou seja, o paciente precisava decidir se valia à pena corrigir suas imperfeições para trocá-las por outra.

Foi o cirurgião alemão Jacques Joseph que introduziu uma técnica diferenciada a eliminar o problema, logo no começo do século XX.

Ele fazia as intervenções no nariz a partir de incisões internas, deixando a cicatriz escondida aos olhos e levando maior satisfação aos pacientes.

Pela descoberta, o procedimento ganhou seu nome e é usado até hoje, a técnica de Joseph.

Atualmente a rinoplastia é moderna e tem menos riscos

Outra característica que teve alteração ao longo do tempo é que, inicialmente, era possível apenas reduzir estruturas e retirar cartilagem para atenuar o formato do nariz.

Em meados de 1950, o americano George Peck trouxe uma nova opção aos pacientes, criando a técnica de aumento nasal. Ele passou a utilizar a adição de cartilagem para projetar a ponta do nariz e criar novos formatos.

Logo, o avanço da tecnologia permitiu também alterar a análise do nariz. Se hoje ela é feita a partir da simetria completa do rosto, anteriormente havia certa padronização, o que acabava limitando a cirurgia.

A análise completa é importante até mesmo para evitar decepções àqueles que gostariam de ter o nariz de seus ídolos, mas que não tem um perfil adequado para tal. Cada detalhe levado em conta na rinoplastia moderna teve uma evolução histórica.

A maior satisfação com os resultados atuais é fruto do trabalho de grandes cirurgiões, como Joseph e Peck, que desenvolveram técnicas mais elaboradas em algum momento.

E com a tecnologia em constante desenvolvimento, muitas novidades ainda virão.