7 perguntas e respostas sobre a rinoplastia

Ainda que bastante comum e realizada por diversas pessoas, a rinoplastia é uma cirurgia plástica que desperta muitas dúvidas em quem opta por realizá-la, seja por motivos estéticos ou funcionais. Confira sete perguntas e respostas sobre a cirurgia plástica do nariz:

1. Existe idade ideal para realizar a rinoplastia?

Assim como ocorre na maioria das cirurgias plásticas, para realizar a rinoplastia é preciso que as estruturas da região em questão estejam completamente desenvolvidas, o que ocorre por volta dos 16 anos de idade.

Não há uma data limite para se submeter à rinoplastia, sendo muito comuns casos de idosos que decidem recorrer à cirurgia plástica do nariz como uma forma de rejuvenescimento.

Contudo, mesmo que o paciente esteja dentro da faixa etária indicada, apenas a avaliação do especialista poderá confirmar se o paciente é candidato ao procedimento.

2. Por que é preciso realizar a avaliação com o cirurgião plástico?

A avaliação do cirurgião plástico é essencial em toda e qualquer cirurgia, seja ela para correção de características estéticas ou funcionais, pois apenas o profissional poderá confirmar a verdadeira necessidade do procedimento, avaliar as estruturas nasais,  bem como o estado físico e psíquico do paciente, garantindo a possibilidade de submetê-lo à cirurgia com segurança.

Além disso, é na avaliação do cirurgião plástico que fica decidido, em comum acordo com o paciente, qual técnica será utilizada, podendo ser a rinoplastia estruturada ou a redutora, por exemplo.

A consulta permite também alinhar as expectativas do paciente com relação ao resultado esperado, decidir o tipo de anestesia que será empregado e a possibilidade de associar o procedimento à outra cirurgia plástica, caso haja o interesse por parte do paciente.

3. Quanto tempo pode demorar a cirurgia plástica do nariz?

 A duração da cirurgia plástica nasal depende de diversos fatores, como:

  • A quantidade de alterações a serem reparadas;
  • A técnica utilizada pelo cirurgião plástico;
  • A associação com outros procedimentos, como a correção do desvio de septo etc.

De uma maneira geral, uma cirurgia plástica do nariz pode durar de 2 a 6 horas.

4. Qual o tipo de anestesia utilizada na rinoplastia?

A anestesia utilizada em uma cirurgia plástica do nariz, assim como em qualquer outra forma de cirurgia, deve levar em consideração o quadro de saúde do paciente, o tempo que o procedimento exige e as áreas a serem manipuladas, podendo ser realizada com sedação  ou  anestesia geral.

Quando utilizada a analgesia geral, o paciente fica sob observação por 6 a 8 horas após o término do procedimento. Já quando é utilizada a anestesia local com o recurso da sedação, esse período de observação é mais curto, em torno de 2 a 3 horas.

Em ambos os casos, o paciente pode ir para casa no mesmo dia do procedimento. Também há variações de acordo com o caso e a necessidade de mais tempo de observação, como para os casos em que é associada outra cirurgia plástica à rinoplastia.

5. É possível associar outra cirurgia plástica à rinoplastia?

Sim, dependendo da cirurgia que será associada. Para associar qualquer tipo de cirurgia plástica à rinoplastia o cirurgião plástico deverá respeitar regras essenciais, como:

  • O tempo limite ao qual o paciente permanecerá anestesiado deverá ser entre 5 a 7 horas, no máximo;
  • A necessidade de permanecer em posições que sejam incompatíveis. Não é indicado, por exemplo, associar uma cirurgia de glúteo com a rinoplastia.
  • Fatores como a existência prévia de doenças crônicas que possam prejudicar o pós-operatório.

6. Como é o pós-operatório da rinoplastia?

A rinoplastia exige um período de repouso de, no mínimo, 7 dias com curativos. Após esse período, normalmente, é permitido o paciente retornar às atividades rotineiras que não envolvam grandes esforços.

A retomada da prática de atividades físicas dependerá da autorização do cirurgião plástico, sendo comum a liberação para realizar esportes, que não exijam contato físico e após cerca de 1 mês da cirurgia. A sensação após a cirurgia é de um resfriado.

Não é comum sentir dor e a respiração pode ficar normal logo após o término da cirurgia, desde que seja realizada técnica que dispense o uso dos tampões.

7. A rinoplastia deixa cicatriz visível?

As cicatrizes que a rinoplastia proporciona são imperceptíveis, independentemente da técnica utilizada, ficando, na maioria dos casos, localizadas no interior das narinas e da columela (estrutura presente entre as narinas) e nos sulcos nasais.

Antes de realizar a avaliação para a rinoplastoia, é aconselhado ao paciente listar todas as dúvidas que deseja perguntar ao cirurgião plástico e caberá ao especialista esclarecê-las da melhor forma.

Agende uma avaliação