Aplicação de Botox® elimina rugas e marcas de expressão

O Botox® é o nome de uma marca de toxina botulínica pioneira no Brasil, sendo por essa razão que a substância para o rejuvenescimento facial ficou popularmente conhecido com  este nome. O tratamento com a substância ajuda a eliminar e amenizar marcas de expressão, sendo um dos procedimentos estéticos mais realizados na atualidade.

Com o passar dos anos é comum o surgimentos de rugas na face. Esse processo está associado principalmente à contração natural dos músculos faciais, à diminuição da produção de colágeno e a fatores externos como exposição solar e o tabagismo.

É muito natural a procura por artifícios para melhorar a aparência. Apesar de ser considerado secundário por alguns, sentir-se bonito faz parte do desejo da maioria das pessoas. O investimento na saúde e no bem estar sempre são bem vindos à quem busca uma vida mais plena e feliz. Desta forma, a procura por procedimentos simples, rápidos e eficientes só poderiam aumentar, como é o caso dos tratamentos com a toxina botulínica.

Como a toxina botulínica ajuda a eliminar marcas de expressão?

Além da diminuição do colágeno e fatores externos como a exposição solar e o tabagismo, O surgimento de rugas é uma resposta natural do organismo às contrações musculares que realizamos nas expressões comuns do dia-a-dia como sorrir ou demonstrar preocupação.

A toxina botulínica, por sua vez, limita a contração exagerada dos músculos faciais diminuindo a quantidade de rugas que são formadas nas expressões.

É importante salientar que o grau de paralisia muscular depende do local e da quantidade de produto aplicada de forma que, quando realizada por profissional experiente, é possível obter-se um resultado natural que não compromete a comunicação (face congelada).

Para evitar maus resultados, é importante   que a aplicação seja efetuada por um cirurgião plástico ou dermatologista, pois são os profissionais que, possuem o maior conhecimento sobre a anatomia facial e maior senso estético.

Cada ponto de aplicação da toxina botulínica deve ser definido de acordo com a participação do músculo correspondente na formação das rugas e linhas de expressão indesejadas pela paciente.

Quando realizar a aplicação da toxina botulínica ?

A aplicação de Botox está indicada para quem deseja um rejuvenescimento facial através da diminuição da quantidade de rugas e para aqueles que querem evitar o aparecimento das marcas de expressão mais profundas.

Dessa forma, o tratamento pode ser realizado com dois objetivos:

  • prevenção: pode ser realizado em pacientes mais jovens que desejam evitar o surgimento de marcas de expressão e rugas faciais. Esse resultado é possível, pois a toxina botulínica evita que o músculo se contraia que é justamente a causa do surgimento das linhas de expressão;
  • reparação: nessa situação a paciente já apresenta insatisfação com as rugas e linhas faciais e deseja eliminar ou amenizar essas marcas, por tal razão, essa aplicação é mais comum em pessoas com mais idade. Nesses casos, o preenchimento facial com ácido hialurônico é um tratamento complementar muito utilizado.

O mais indicado é que a paciente procure um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para conduzir o tratamento estético e alcançar resultados mais alinhados com as expectativas.