Rinoplastia senil – Plástica de nariz para idosos

A rinoplastia é uma cirurgia plástica muito associada à autoestima,  pois  pode proporcionar  a correção de características que geraram constrangimento e até mesmo o afastamento do convívio social. No caso de idosos esses ajustes podem representar ainda uma forma de preservar o contorno facial e rejuvenescer.

Com o avanço da idade as estruturas nasais, como cartilagens e ligamentos, sofrem enfraquecimento, que, associado à perda de elasticidade da pele além da reabsorção óssea, resultam em alterações com a  queda da ponta do nariz e até o colabamento das narinas durante a respiração. Em muitos casos essas alterações estruturais podem prejudicar a função respiratória.

Sendo assim, a rinoplastia em idosos representa não apenas ajustes estéticos como também funcionais, podendo melhorar a qualidade de vida do paciente. No entanto, existem algumas características que precisam ser levadas em conta antes de garantir que a técnica de cirurgia plástica para o nariz é adequada ao caso.

Quais características devem ser analisadas?

Assim como para pacientes de qualquer faixa etária, pacientes idosos precisam passar pela avaliação de um cirurgião plástico antes de se submeterem a uma rinoplastia. Por meio da análise do especialista em cirurgia plástica que será confirmada a real necessidade e possibilidade de seguir com o procedimento.

Durante a avaliação o profissional deverá levar em conta características como:

  • Atual condição de saúde do paciente;
  • Existência de doenças crônicas que possam interferir no resultado da rinoplastia;
  • A textura e tipo da pele;
  • As condições reais da estrutura cartilaginosa nasal;
  • Via respiratória.

Mesmo para pacientes não idosos, antes de realizar qualquer tipo de cirurgia plástica, é essencial passar pela avaliação de um cirurgião plástico a fim de conhecer todos os riscos e possibilidades do procedimento, alinhar as expectativas e, principalmente, garantir a segurança.

Existe idade certa para fazer a cirurgia de rinoplastia?

Segundo especialistas em cirurgia plástica do nariz, não há uma faixa etária considerada a mais indicada ou menos recomendada. Contudo, pelo fato do corpo ainda estar em transformação, não é aconselhado realizar cirurgias plásticas com objetivo estético em pacientes menores de 16 anos.

Algumas mulheres podem apresentar maturidade na formação do esqueleto facial antes dessa idade, no entanto, a fim de garantir que não seja necessário recorrer a uma rinoplastia secundária – cirurgia reparadora, utilizada para correções de procedimentos anteriores, a maioria dos especialistas da área prefere não realizar o procedimento em pacientes que ainda não atingiram os 16 anos de idade. Entretanto, apesar dessa restrição de idade mínima, não há limite de idade para se submeter a uma cirurgia plástica do nariz, contanto que o paciente apresente condições de saúde favoráveis ao procedimento.

De uma maneira geral, independentemente da idade do paciente, apenas um cirurgião plástico poderá confirmar se ele está apto à cirurgia ou indicar a técnica ideal para o caso.