Rinoplastia secundária – Quando é indicada?

A rinoplastia secundária é um procedimento que tem por objetivo a correção de defeitos estéticos ou funcionais que foram resultados de alguma cirurgia plástica do nariz realizada anteriormente. Em linhas gerais, pode-se dizer que a rinoplastia secundária procura melhorar os efeitos de uma cirurgia anterior.

Muitas pessoas acreditam que uma segunda rinoplastia pode corrigir totalmente os defeitos causados pela cirurgia anterior, mas isso, pode não ser verdade.

Em alguns casos, a primeira cirurgia pode alterar os tecidos nasais de forma que uma segunda cirurgia pode trazer uma melhora muito limitada ou, até mesmo, ser inviável. Confira abaixo as principais indicações para a rinoplastia secundária.

Em que situações a rinoplastia secundária é indicada?

Problemas funcionais: Quando o paciente passa ter dificuldade para respirar devido à diminuição da via aérea nasal. Isso pode acontecer por diversos motivos, entre eles insuficiência das válvulas nasais ou cornetos não tratados adequadamente na primeira cirurgia.

Problemas estéticos: Grave insucesso estético da cirurgia anterior, como assimetria entre narinas, ponta do nariz muito rodada, narinas muito expostas, assimetrias etc. Normalmente, esses problemas ocorrem devido à um erro técnico ou problemas relacionados à recuperação pós-operatória como alterações de cicatrização ou não adesão às recomendações feitas pelo médico)

O que deve ser observado ao realizar uma rinoplastia secundária?

A realização de uma rinoplastia secundária exige a observação de uma série de condições, como qualidade da pele e das cartilagens, presença de fibrose excessiva, quantidade de cartilagem necessária para correção dos defeitos apresentados e cicatrizes resultantes da primeira cirurgia. Em muitos casos, é preciso retirar cartilagem das costelas e orelhas.

O prazo mínimo para realizar uma rinoplastia secundária é de 1 ano após o primeiro procedimento. Por ser uma cirurgia de correção e de grande complexidade, a rinoplastia secundária torna ainda mais importante a escolha de um cirurgião especializado e experiente na área, para aumentar as chances de sucesso do procedimento.

Agende uma avaliação