Quais são as principais cirurgias plásticas realizadas?

O Brasil está entre os campeões mundiais em número de procedimentos estéticos realizados. Segundo um relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), no Brasil são realizadas 14,2% de todas as cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos com 17,2%.

Entre os procedimentos que se destacam estão a mamoplastia, lipoaspiração e abdominoplastia.

No Brasil foram realizados 903 mil procedimentos cirúrgicos em 2011. Abaixo vamos explicar um pouco mais das dez principais cirurgias plásticas realizadas por mulheres no país.

1 – Lipoaspiração: 211.108 procedimentos

A lipoaspiração tornou-se muito popular no país por remover gordura localizada de regiões específicas do corpo, como abdômen, glúteos, coxas, braços, pescoço etc.

A cirurgia, não é indicada para pessoas obesas, mas para quem deseja um melhor contorno corporal.

2 – Mamoplastia de aumento: 148.962 procedimentos

A mamoplastia de aumento é a segunda cirurgia  mais procurada entre as intervenções estéticas e consiste no uso de uma prótese de silicone com o objetivo de aumentar o volume das mamas.

Ainda que atenda uma demanda estética apenas, em alguns casos ela é fundamental para recuperação da autoestima feminina.

3 – Abdominoplastia: 95.004 procedimentos

A abdominoplastia se diferencia da lipoaspiração por realizar a retirada da gordura localizada e também do excesso de pele. A técnica é muito indicada para mulheres que passaram por diversas gestações e também em casos de uma grande perda de peso.

4 – Blefaroplastia: 90.281 procedimentos

Intervenção cirúrgica com o objetivo de proporcionar o rejuvenescimento das pálpebras, eliminando bolsas de gordura e rugas que possam atingir a região.

É indicada, principalmente, para pessoas que já apresentam sinais de envelhecimento, sendo muito realizada por mulheres a partir dos 40 anos.

5 – Redução de mama: 66.417 procedimentos

A mamoplastia redutora também figura na lista de cirurgias estéticas mais procuradas, entretanto, é comum que seja realizada por fins funcionais.

Muitas mulheres possuem seios muito grandes e desejam reduzir o volume devido a dores nas costas e dificuldade para praticar atividades físicas..

6 – Mastopexia: 64.960 procedimentos

Além das técnicas de aumento e redução, também está na lista de cirurgias plásticas mais procuradas a mastopexia, também chamado de lifting das mamas, que consiste na correção do tamanho dos seios, reposicionamento da aréola e elevação dos seios.

7 – Rinoplastia: 43.809 procedimentos

A rinoplastia é a cirurgia plástica para alterações estéticas ou funcionais no nariz. São diversos os objetivos que podem ser alcançados com a realização do procedimento, desde alteração no tamanho do nariz, mudança da estrutura nasal, alteração no aspecto do nariz, como arrebitar a ponta etc.

8 – Ritidoplastia: 38.484 procedimentos

Menos popular no Brasil do que em outros países, a cirurgia de ritidoplastia consiste no rejuvenescimento facial como um todo, englobando a região do pescoço, terço médio da face e testa. É indicada, principalmente, para reverter sinais de idade avançada.

9 – Otoplastia: 28.788 procedimentos

A otoplastia é uma cirurgia plástica mais comum na infância ou juventude, sendo realizada com o objetivo de promover alterações na orelha.

As principais deformações que podem ser revertidas com a técnica é a orelha de abano e também forma, posição ou proporções da orelha.

10 – Queiloplastia: 23.311 procedimentos

A queiloplastia é a décima cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Ela consiste no aumento, redução ou reconstrução dos lábios, sendo indicada para fins estéticos em casos de pessoas que desejam mudar os lábios, mas também funcional, como para pessoas com lábio leporino, por exemplo.

O principal ao decidir pela realização de uma cirurgia plástica é consultar um cirurgião plástico de confiança e que possa esclarecer mais informações sobre o procedimento, além de realizar a avaliação adequada, pois apenas o especialista poderá determinar se a cirurgia plástica é indicada para o caso.

Marque sua consulta na clínica de cirurgia plástica | Mario Farinazzo